Hoje vamos falar do lado oculto da Lua.
Já ouvimos falar muito do lado oculto da Lua, ou lado escuro da Lua. Filmes já foram feitos sobre o tema, e teorias sobre alienígenas que habitam aquela parte de nosso satélite.
A Lua apresenta sempre a mesma face parra um observador na Terra. Com o passar dos dias, semanas, meses, podemos verificar que a Lua tem sempre o mesmo lado voltado para nós.
Quer dizer que a Lua tem um lado que nunca está visível para nós na Terra, é o lado oculto da Lua.
O movimento de rotação da Lua, ou seja o tempo que ela leva para dar a volta sobre ela mesma é de 27,6 dias terrestres, que é o mesmo tempo que ela leva para dar uma volta em torno da Terra.
Para se ter uma ideia de tempo a Terra faz o movimento de rotação e, 24 horas.
Com isso como movimento que ela dá em torno da Terra é o mesmo de sua rotação, um observador aqui na Terra sempre vê o mesmo lado da Lua deixando o outro lado oculto, ou como dizem alguns, erroneamente, lado escuro.
O lado oculto da Lua foi observado pela primeira vez em 1959, pela sonda soviética Luna 3.
Em 1968, os astronautas da Apollo 8, foram os primeiros seres humanos a observarem diretamente o lado oculto da Lua.
A superfície do lado oculto da Lua é dominado por inúmeras crateras e por poucas regiões mais escuras, chamadas de mares lunares.
Quando olhamos para a Lua e vemos umas manchas escuras, essas manchas são os mares lunares.
Cratera de Dedalus
O nome Dedalus, remete à mitologia grega, onde Dédalo, foi um famoso arquiteto que construiu o labirinto de Creta, onde vivia o Minotauro.
Construiu também asas de cera, com as quais seu filho Ícaro escapou do labirinto, chegando porém muito próximo do Sol, quando suas asas derreteram e ele caiu morto.
A Lua fica totalmente escura apenas em períodos de eclipse total lunar, quando a sombra da Terra impede que os raios solares iluminem o satélite. Coloca-se, desta maneira, que a Lua na verdade é toda escura, uma vez que não tem luz própria. Toda face iluminada se deve à luz solar. O lado escuro é, na verdade, um lado não visível da Lua, observando da superfície terrestre.
Fontes:
http://hugoleonardohistoriador.blogspot.com.br
wikipedia.org.
youtube.com.br
megacurioso.com.br/lua
siteastronomia.com/o-lado-oculto-da-lua
http://astronomiareal.blogspot.com.br
http://astronomiareal.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário