Boa noite, pessoal !
08 de março, mais que uma data, representa uma luta pelos direitos iguais.
Isso soa tão anacrônico, tão rudimentar, tão vil, tão atrasado, que pensar que as mulheres fossem obrigadas a lutar por direitos iguais, como se não fosse óbvio que tanto mulheres como homens pertençam ao gênero humano.
Pelo código civil brasileiro até 1962, a mulher só poderia trabalhar fora se o marido permitisse.
Até a alteração do código em 2002, o homem ainda era o cabeça do casal.
Sem contar com outros direitos negados como direito ao voto, licença maternidade, e principalmente direito à vida.
A luta por direitos iguais vem de longa data, em 1857, operários do setor têxtil em Nova York fizeram greve por melhores condições de trabalho e direito de salários iguais, e foram duramente reprimidas pela polícia.
Em 25 de março de 1911, cento e quarenta cinco trabalhadora morreram queimadas numa fábrica têxtil em Nova York, depois de um incêndio.
Muitas mulheres lutaram e lutam por direitos iguais.
Frida Kahlo, pintora mexicana, foi destaque por lutar pela igualdade entre homens e mulheres, numa época em que a traição masculina era aceita com naturalidade.
No Brasil, muitas mulheres lutaram por direitos iguais, dentre elas Leila Diniz, Maria della Costa, mas o ícone se deu com Maria da Penha Maia Fernandes, que durante 23 anos de casamento sofreu agressões do marido, culminando com duas tentativas de assassinato, numa delas com arma de fogo, deixou Maria da Penha, paraplégica.
A denúncia e a proporção do caso deu origem à lei nª 11.340 de 07 de agosto de 2006, conhecida como "Lei Maria da Penha", que endureceu as penalidades contra agressões às mulheres.
Deputadas como Jandira Feghali do PC do B foi a relatora da lei.
Em 1968, em Atlantic City - EUA, aproximadamente 400 manifestantes queimaram sutiãs em praça pública em protesto contra um concurso de Miss América, achando que era uma afronta um concurso que enaltecia o corpo feminino.
Na verdade os sutiãs nunca foram queimados, mas junto com sapatos de salto alto, espartilhos, cílios postiços, spray de laques, foram jogados numa lata de lixo, contra a repressão masculina que , segunda elas, exigiam um certo esteriótipo de beleza feminina.
Mulheres, parabéns pelo seu dia !
Fontes:
wikipedia.org
ecoisademulher.wordpress.com
youtube.com.br
suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário