Hoje vamos falar da Batalha de Waterloo.
Batalha de Waterloo, foi um conflito militar ocorrido em 18 de Junho de 1815, perto de Waterloo, atual Bélgica, que na época pertencia ao Reino Unido dos Países Baixos¹.
Essa foi a última Batalha de Napoleão, na sua volta à França, e à coroa.
As tropas de Napoleão tinham 72.000 homens; as tropas oponentes do exército britânico, liderados pelo Duque de Wellington, e da tropa prussiana, lideradas por Gebhard Leerecht von Blucher, tinham 118.000 homens.
De acordo com Wellington foi a batalha mais renhida que ele assistiu.
Chovia muito, e o terreno estava encharcado, prejudicando a artilharia pesada de Napoleão e a movimentação de sua cavalaria. Napoleão, então decidiu esperar até o meio-dia, para ver se o terreno secava.
A estratégia, não funcionou, e Wellington resistiu às investidas dos francesas, até que à tarde as tropas prussianas, chegaram e atacaram as tropas de Napoleão pelos francos.
Napoleão que dez meses antes havia sido derrotado, e enviado ao exílio na ilha de Elba, volta triunfante à Páris e assume novamente o trono francês.
Depois da derrota em Waterloo, no entanto, ele foi novamente enviado ao exílio, agora na Ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul; onde morreria em 1821, alguns dizem envenenado.
Napoleão
Duque de Wellington
von Blucher
Muitas histórias, livros, filmes e músicas foram feitas sobre a Batalha de Waterloo, cuja importância determinou a queda definitiva de um conquistador, cujo o mundo era o limite para suas conquistas.
Mostra mais uma vez, como outros exemplos da História, que nenhum império dura para sempre!
¹ Coloquei uma postagem sobre os países baixos no meu blog.
Fontes:
wikipedia.org
youtube.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário