segunda-feira, 20 de março de 2017

Olá, pessoal!

Falaremos hoje das Invasões Bárbaras.

Como sabemos, a hegemonia do Império Romano, com toda a sua vastidão territorial, começou a ser muito dispendiosa.

Afinal, o gasto com os exércitos, e o alto custo  de manter os privilégios de uma senado e de um império dispendioso, foi pouco a pouco minando as reservas romanas.






As dificuldades em manter aquele vasto território; principalmente durante o século IV, onde os povos germânicos foram atraídos pelas terras produtivas, e o clima ameno das possessões romanas.

Naquele período, os romanos chamavam os povos que não tinham o estilo de vida romano, e tampouco falavam o latim de bárbaros.

Pouco a pouco a influência desses povos começaram a alterar o modo de vida romana.

As invasões bárbaras não se deram de forma abrupta, mas gradual. Durante vários séculos os povos bárbaros foram se apossando dos territórios ocupados pelos romanos. A principio, sem grandes interferências de Roma, que até aceitaram que esses povos se instalassem em suas fronteiras, como uma maneira de protege-las de outros invasores.

Fugindo do terror dos hunos, os visigodos invadiram o território romano, e pediram ajuda ao imperador romano, Valente, que os abrigou na Macedônia.

Aos poucos a presença desse povo na Macedônia tornou-se um inconveniente, pois eles começaram a querer dominar politicamente a região.

Outros povos vieram na esteira dele para se abrigar na Europa.




Esse processo de invasão gerou um processo de fusão com a cultura germânica.

Por volta de 402, o rei Alarico, da tribo dos visigodos tomou a Península Itálica. 

Por volta de 406, as tribos germânicas dos quados, vândalos, suevos e alanos também adentraram o militarmente combalido território romano. Os vândalos conquistaram o norte da África e, sob o comando de Genserico, formaram seu reino com capital em Cartago. Em 455, aproveitaram de seu fortalecimento econômico e militar para saquear a cidade de Roma.

Os francos conquistaram a porção norte da Gália. Os burúngios, em 433, se fixaram na região do rio Ródano. Jutos, anglos e saxões promoveram em conjunto a conquista da ilha da Bretanha. O Império Romano se mostrava todo desfigurado com a formação de novos reinos que tomaram toda Europa Ocidental. Aos romanos ainda restava o controle da Península Itálica. Contudo, no ano de 476, os hérulos, comandados pelo rei Odoraco, depuseram Rômulo Augústulo, o último imperador do Império Romano do Ocidente.







Pouco a pouco a queda do Império Romano, se deu também devido as invasões dos bárbaros.

Todos os impérios, não caíram de uma só vez, mas paulatinamente foram perdendo sua força.

Um filme que recomendo é "Invasões Bárbaras" de 2003, onde além da história belíssima, eles tratam em uma parte do filme, do ataque às torres Gêmeas de 2001, o primeiro ataque ao território americano, sem contar, é claro o ataque a Pearl Habor em 1941, que ficava fora do território no Havaí.




Fontes:

wikipedia.org
mundovestibular.com.br
brasilescola.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...