sexta-feira, 17 de março de 2017

Olá, pessoal!

Hoje voltamos a falar de verbos, especificamente os tempos verbais.


Os tempos verbais são:

Indicativo: Indica uma ação real, precisão ao falar, certeza.

Subjuntivo: Indica uma ação incerta, que seria possível, mas que ainda não foi realizada.

Imperativo: Exprimem uma ordem, um pedido.




Indicativo:

Presente: Indica o fato que ocorre no dia a dia, no dia de hoje, agora, nesse instante.

Ex: Eu caminho na praia.

Pretérito : Indica fatos que já ocorreram.

Perfeito: Fato que ocorreu no passado, num determinado momento.
Ex:  Eu levantei cedo.

Imperfeito: Indica fato que ocorria com frequência no passado, ou fato que não havido findado no momento da ação.
Ex: Eu confiava naqueles amigos.

Mais que perfeito : Indica um fato que ocorreu antes do pretérito perfeito.
Ex: Eu confiara em todas as palavras que ele disse.


Futuro : Indica um fato que ainda ocorrerá.

Futuro do Presente: indica um fato que com certeza ocorrerá.
Ex: Amanhã, caminharei na praia.

Futuro do Pretérito: Indica fato no futuro, dependendo de fato anterior a ele.
Ex: Eu caminharia mais vezes, se tivesse tempo.

Subjuntivo

Presente do subjuntivo: Indica um desejo atual (ao contrário do presente do Indicativo que indica uma ação real, naquele instante, e não um desejo, que só ocorre no Modo Subjuntivo)

Ex: Espero que eu passe de ano.

Pretérito Imperfeito do Subjuntivo: indica condição, hipótese, normalmente é usado como o futuro do pretérito do Indicativo.
Ex: Eu caminharia mais, se tivesse tempo.

Futuro do Subjuntivo: Indica hipótese futura.
Ex: Quando eu me formar, irei trabalhar numa grande empresa.

Notem que no caso do subjuntivo, são usados auxiliares, que podem ser conjunções, pronome e advérbio, respectivamente (que, se, quando).

Modo Imperativo

Afirmativo: No caso das segundas pessoas do singular e do plural (tu e vós) ele e formado a partir do Presente do Indicativo, eliminando-se o "s" do final da conjugação.
As demais pessoas assemelham-se ao presente do Subjuntivo.
Ex: Chegue cedo!


Negativo: É sempre idêntico ao presente do subjuntivo

Ex: Não cantes!

Outro detalhe é que o imperativo não possui a primeira pessoa do singular, já que não é possível dar uma ordem ou fazer um pedido a si próprio.


Fontes:
algosobre.com.br
estudokids.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...