Olá, pessoal !
Hoje vamos falar do Cosplay, (costume roleplay) palavra inglesa que significa em termos genéricos fantasias. Normalmente de desenhos japoneses, mangás, ou personagens de séries de TV e gibi.
Em 1939, durante a primeira Worldcon (The World Science Fiction Convention), o escritor, editor e colecionador de filmes de ficção científica e fantasias, Forrest James Ackerman (24/11/1916-04/12/2008) apareceu no evento fantasiado.
Desde então em todas as edições da Worldcon, desde 1939 até agora, com um intervalo na época da 2ª Guerra Mundial, o uso de fantasias de personagens de ficção científica e desenhos, é usual.
Forrest J.Ackerman
Os primeiros cosplay de mangá/anime são posteriores aos anos 70 nos EUA, na década de 80 chegou até o Japão através de Noboyuki Takahashi, animador, editor, produtor de desenhos e filmes. que ao visitar uma feira de coosplay nos EUA levou a ideia para o Japão.
No Japão é realizado um evento tradicional chamado de World Cosplay Champioship, que reúne praticantes do mundo inteiro, numa forma de integrar os adeptos de uma determinada série ou anime.
No Brasil, tornou-se comum presenciarmos em grandes supermercados e shoppings, grupos de jovens caracterizados de personagens de séries famosas e desenhos de mangá.
Eventos sobre séries de TV como Jornada nas Estrelas.
Cavaleiros do Zodíaco e R.P.G., ou filmes como Harry Potter, Piratas do Caribe, são temas recorrentes desses encontros, que não significam apenas se fantasiar do personagem, mas também interpretá-los.
Em tempos de crise, tem também aqueles que se fantasiam com versões mais simples dos personagens, mais baratas, e que não são tão fiéis assim à caracterização. São os chamados "Cospobre"
Bricadeiras, à parte, o importante é usar a criatividade e o bom humor, característicos dos adeptos do cosplay.
Fontes:
wikipedia.org
significados.com.br
infoescola.com/cosplay
youtube.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário