sexta-feira, 31 de março de 2017

Olá, pessoal!

Hoje vamos falar de História  Mundial, particularmente de uma passagem muito importante para o mundo Ocidental, a Revolução Francesa.

Ela pôs fim ao absolutismo monárquico de Luís XVI, onde a nobreza e o clero, representando 3% da população detinham privilégios, terras, isenções fiscais, cargos e poder, e o restante 97 % da população tinham apenas obrigações e impostos.




Insatisfeita com esse estado de coisas, com crise fiscal e com  a realeza e a igreja sempre pedindo mais recursos, oprimindo a população, e impingindo uma carga de impostos muito altos, o povo se rebelou.

A tomada da Bastilha, em 14 de julho de 1789, pode ser considerado um ícone da Revolução Francesa.


Prise de la Bastille.jpg


Na época a Bastilha era uma importante prisão, embora na ocasião de sua queda apenas sete prisioneiros estivessem presos lá.
Mesmo assim a sua queda foi como se representasse a queda da opressão do estado monárquico.

Durante o reinado de Luís XVI, a França passava por uma grave crise financeira, desencadeada pelo alto custo da intervenção francesa na Guerra de Independência Americana contra os ingleses, aliada a uma taxação desigual de impostos.


Luís XVI e Maria Antonieta


Diante do exposto e ante a grave crise, o povo foi às ruas para destituir o governo absolutista.

O chamado Terceiro Estado, formado por trabalhadores, camponeses, e burguesia tinham como lema "Liberté, Égualité, Fraternité, (Liberdade, Igualdade e Fraternidade).

Acuados com o levante grande parte da nobreza francesa deixou a França, a família real também tentou fugir, mas foi presa.
Luís XVI foi julgado e morto na guilhotina em 21.01.1793.

No afã de mudanças que vieram com a Revolução, foi efetuada uma caça aos culpados. O rei foi o principal acusado de alta traição.
Historiadores dizem que de fato ele foi injustiçado, e que era uma pessoa honesta, cujo erro foi a total incapacidade política de gerir o Estado.

Sua esposa, Maria Antonieta, também foi guilhotinada em 16 de Outubro de 1793, também acusada de traição, por ser austríaca, além de perdulária.



Resultado de imagem para luis xvi morto na guilhotina


Em Agosto de 1789, a Assembléia Constituinte cancelou todos os direitos feudais, antes disso o clero também perdeu prerrogativas e terras para os revolucionários.
Foi promulgada a declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Após a revolução dois principais partidos tomaram a frente do governo, os girondinos, que representavam a alta burguesia e queriam evitar a participação dos trabalhadores urbanos e rurais na politica, e os jacobinos, mais radicais que reivindicavam alterações profundas na política, com maior participação popular.



Robespierre


Em 1792 os radicais liderados por Robespierre, Danton e Marat , assumem o poder e instauram o chamado " Comitê de Salvação Pública", onde julgamentos sumários eram realizados, contra aqueles que se opunham ao governo, e cerca de 40 mil pessoas foram executadas. Esse período ficou conhecido como o "Reino do Terror"

Nessa época que durou de 1793 a 1794, Robespierre era tido como o incorruptível, e salvador da pátria.

A História nos mostrou mais uma vez, que à margem da Lei e da democracia, não se faz justiça e tampouco as mudanças são duradouras.

Danton foi mandado para guilhotina por Robespierre, que tinha sido seu aliado; em 05 de Abril de 1794.

A caminho do cadafalso Danton profetizou:" Vil Robespierre! Tu me seguirás. Tua casa será arrasada, e o solo que sustém semeado de sal"

Em 28 de Julho do mesmo ano o regime de terror é desfeito e Robespierre é guilhotinado.

Marat, já havia sido morto em 13 de Julho de 1793, assassinado por Charlotte Corday com uma punhalada no peito. Ela era simpatizante dos girondinos.

A música que representa o Hino da França, foi composta nessa época, por ocasião da vitória do exército revolucionário comandado pelo general Dumouriez contra os exércitos da nobreza francesa, e seus aliados austríacos e prussianos, que tentavam restaurar o regime anterior ao da revolução.

A letra do hino, famosa no mundo inteiro, fala das  batalhas e do levante popular ante os poderosos.

Trecho do hino mais conhecida:
Allons enfants de la Patrie,Avante, filhos da Pátria,
Le jour de gloire est arrivé!O dia da Glória chegou!
Contre nous de la tyrannie,Contra nós a tirania,
L'étendard sanglant est levé, (bis)O estandarte ensanguentado se ergueu.(bis)
Entendez-vous dans les campagnesOuvis nos campos
Mugir ces féroces soldats?Rugir esses ferozes soldados?
Ils viennent jusque dans vos brasVêm eles até os vossos braços
Égorger vos fils, vos compagnes!Degolar vossos filhos, vossas mulheres!
 
Aux armes, citoyens,Às armas, cidadãos,
Formez vos bataillons,Formai vossos batalhões,
Marchons, marchons!Marchemos, marchemos!
Qu'un sang impurQue um sangue impuro
Abreuve nos sillons!Banhe o nosso solo!



Fontes:
wikipedia.org.
youtube.com.br
suapesquisa.com/revolucaofrancesa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...