No dia 10 de janeiro de 1904 nascia, no Rio de Janeiro, Lamartine de Azeredo Babo, um dos mais importantes compositores populares do Brasil.
Ele ficou conhecido por suas marchinhas carnavalescas, cantadas até hoje, como "O Teu Cabelo Não Nega", "Linda Morena", e "A Marchinha do Grande Galo". Suas letras são caracterizadas pelo humor refinado e a irreverência. Torcedor fanático do América, do Rio de Janeiro, ele desfilou em carro aberto pelas ruas do centro da cidade, fantasiado de diabo, em comemoração ao campeonato do clube em 1960.
O teu cabelo não nega
Linda morena - Mário Reis
O ouvido musical, apurado e cultivado graças aos saraus que seus pais promoviam, fez com que, desde cedo, Lamartine começasse a imitar, com a boca, o som de diversos instrumentos. Segundo o biógrafo Suetônio Valença, autor do livro Tra-la-lá, que conta a história do artista, na infância ele gostava de montar presépios, jogar bola de gude, brincar com soldadinhos de chumbo e, principalmente, cantar. Durante a folia de Momo, saía automaticamente atrás dos cordões e só voltava – correndo – para casa se desse de cara com foliões mascarados, que lhe metiam medo.
No rancho fundo -Silvio Caldas
Marchinha do grande galo - Almirante
Em 1949 compôs os hinos alternativos (não oficiais) dos 11 participantes do Campeonato Carioca daquele ano. Em um só dia, escreveu os hinos do América FC, além de Vasco da Gama, Fluminense, Flamengo, Botafogo e Bangu. Depois, vieram os hinos do São Cristóvão, Madureira, Olaria, Bonsucesso e Canto do Rio.
Isto é lá com Santo Antônio - Lamartine Babo
O hino do América do Rio de Janeiro, seu time do coração, é um dos mais bonitos.O compositor teria se inspirado em "Row, Row, Row", de William Jerome & Jimmie V. Monaco, datada de 1912.
Hino do América - RJ
Aos 61 anos, Lamartine Babo, chamado carinhosamente de Lalá, morreu vítima de um infarto, no dia 16 de junho de 1963, deixando seu nome entre os grandes compositores do Brasil. Em 1981, a escola de samba Imperatriz Leopoldinense conquistou o primeiro bicampeonato com o enredo "O teu cabelo não nega", de Arlindo Rodrigues, em uma homenagem aos compositor.
Carnaval de 1981 - Homenagem ao Lala
Fontes:
history.uol.com.br
google.com
youtube.com
multirio.rf.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário