Foi um valiosíssimo aliado dos portugueses, lutando contra seus irmãos tamoios. Por quase trinta anos colocou seus milhares de arcos a serviço dos lusitanos. O Rei Sebastião agraciou-o com o hábito de Cristo e fê-lo capitão-mor de sua aldeia.
Arariboia (cobra feroz) era filho de Maracaiá-guaçu (gato grande).
Eles foram expulsos pelos Tamoios da Ilha de Paranapuã, atual Ilha do Governador no Rio de Janeiro, e foram para o Espírito Santo. Mais tarde se aliaram aos portugueses para retomarem as terras perdidas.
Por sua grande ajuda aos portugueses ele ganha uma porção de terra no litoral fluminense onde hoje está localizada a cidade de Niterói, - yterõi = água escondida - y (yg) = água, rio - terõi = escondida.
A ideia de água escondida vem da reentrância da baía protegida por colinas de tal modo que só ao penetrar na baía é que se descobre a sua vastidão.
Foi o primeiro brasileiro a ostentar uma condecoração. Consta que ao visitar o governador Antônio de Salema, que acabava de chegar para governar as Capitanias do Sul, foi por este repreendido ao recusar uma cadeira para se sentar, preferindo ficar montado no seu cavalo uma perna sobre a outra, como era de costume. O governador censurou-lhe a postura dizendo, através do intérprete, que “aquela não era boa cortesia quando falava com um governador, representante da pessoa do Rei”. Irado e com arrogância o tuxaua respondeu imediatamente: “Se tu soubesses como estão cansadas as minhas pernas por causa das guerras em que servi ao Rei não estranharias a minha postura; mas, já que me achas pouco cortês, vou embora para a minha aldeia, onde não reparamos nesses detalhes, e não mais voltarei à tua corte”.
Arariboia fora batizado com o nome de Martim Afonso e recebera uma sesmaria, onde hoje se ergue o bairro São Lourenço, em Niterói, além de uma pensão de doze mil réis anuais. O famoso morubixaba, que havia salvo o governador Salvador Correia de Sá de um naufrágio, por ironia do destino acabou morrendo afogado perto da Ilha de Morangue, em 1589.
Fontes:
obrasesuasmemorias.com.br
google.com
eurio.com.br
cidades.ibge.gov.br
dicionariotupiguarani.com.br
mortenahistoria.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário