quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Em um dia como este, no ano de 1985, chegava ao fim as gravações da música “We Are The World”, em Los Angeles, nos EUA. A canção, composta por Michael Jackson e Lionel Richie, foi interpretada pelos 45 maiores nomes da indústria da música norte-americana. O projeto, que ficou conhecido como “USA for Africa”, foi lançado com o objetivo angariar fundos para o combate a fome na África. O single, o LP e o clipe renderam cerca de US$ 55 milhões. Apenas nos EUA foram vendidos em torno de 7 milhões de cópias, o que tornou o single um dos mais vendidos de todos os temposWe Are the World contou com 44 cantores, entre eles Michael Jackson, Lionel Richie, Tina Turner, Bruce Springsteen, Bob Dylan, Cyndi Lauper, Diana Ross, Ray Charles e Stevie Wonder. A produção foi do maestro Quincy Jones, que também fez a regência do grupo.


We are the world 1985



Antes da composição de "We Are the World", o ativista e ator estadunidense Harry Belafonte já havia sugerido um projeto de caridade envolvendo os mais famosos artistas da indústria musical à época. Belafonte havia planejado, inclusive, doar as arrecadações para uma nova organização chamada "United Support of Artists for Africa" (USA for Africa). A organização sem fins lucrativos seria responsável por encaminhar recursos aos povos famintos no continente africano, especialmente na Etiópia, onde a fome vitimava cerca de 1 milhão de pessoas por ano (segundo dados da década de 1980). A ideia foi inspirada pelo "Do they know it´s Christmas ?" do supergrupo britânico Band Aid.  Havia também a intenção de distribuir recursos para combater a fome nos Estados Unidos. O empresário de mídia Ken Kragten foi contatado por Belafonte, que convidou Lionel Richie e Kenny Rogers para desenvolver o projeto. Kragen e os dois músicos - empresariados por ele à época - aceitaram participar do projeto e incluíram também o nome de Stevie Wonder, visando endossar a campanha.

Quincy Jones





Quincy Jones, dividindo-se também com a produção de The Color Purple, assumiu a coprodução da canção. Em seguida, Richie convidou pessoalmente Michael Jackson, que acabara de lançar o maior sucesso de toda sua carreira musical - o álbum Thriller.

Lionel Richie

Stevie Wonder

Michael Jackson








Jackson disse que não queria somente participar da gravação, como também da composição da canção. Sendo assim, foi concordado que a parceria de "We Are the World" seria entre Jackson, Richie e Wonder. No entanto, por conta do tempo limitado deste último, Jackson e Richie assumiram a composição da música sozinhos. As primeiras reuniões entre os cantores ocorreram em Hayvenhurst, a famosa residência da Família Jackson em Encino, Califórnia. Durante uma semana inteira, os dois passaram noites trabalhando na letra e melodia da canção, desejando algo simples e também memorável. Posteriormente, La Toya, irmã mais velha de Michael, afirmaria à revista People que Richie só escreveu alguns versos da faixa.

Richie havia gravado duas melodias para "We Are the World", às quais Jackson acrescentou música e letra. Jackson afirmou: "Eu amo trabalhar rapidamente. Fui em frente mesmo sem Lionel saber, não consegui esperar. Comecei e terminei a noite com a canção já completa - percussão, piano, cordas e a letra do refrão". Jackson, então, apresentou seu demo a Richie e Jones, que ficaram impressionados com a agilidade e facilidade de composição do Rei do Pop. Contudo, a música só viria a ser concluída em 21 de janeiro de 1985, um dia antes da data marcada para a gravação em estúdio. Um fato curioso é que o verso: "There's a choice we're making, we're saving our own lives, it's true" é semelhante aos versos da canção natalina "Do You Hear What I Hear ?."

Bruce Springsteen



A primeira noite de gravação, em 22 de janeiro de 1985, foi marcada pela ampla equipe de segurança, uma vez que Richie, Jackson, Wonder e Jones haviam começado os preparativos no Lion Shares Recording Studio, de propriedade de Kenny Rogers. O estúdio, localizado em Beverly Hills, estava repleto de músicos, técnicos, assistentes de produção, entre outros membros de equipe de cada um dos cantores. Inicialmente, Richie e Jackson gravaram a voz guia e distribuíram em fita cassete para cada um dos artistas convidados.

Em seguida, dando continuidade à parte vocal, Jackson e Jones pensaram em uma alternativa para os versos: "There's a chance we're taking, we're taking our own lives" (que seria gravado por Diana Ross). Jones sugeriu alterar somente algumas palavras ao invés de todo o verso. "Algo que nós não queremos fazer, especialmente com este grupo, é pensar que estamos regredindo. Então, realmente 'foi uma escolha que tomamos'. Em torno de 1:30 da manhã, os quatro músicos encerraram a primeira sessão ensaiando as vocalizações melódicas do regrão, incluindo o som "sha-lum sha-lin-gay". Jones decidiu não acrescentar nenhum detalhe à voz guia.

Em 24 de janeiro de 1985, após um dia de folga, Jones distribuiu a fita cassete com a gravação prévia à todos os cantores envolvidos no projeto. Juntamente, com as fitas, o rígido produtor musical deixara um recado:


Ray Charles

Um dos maiores cantores dos Estados Unidos, a última aparição pública feita por ele se deu em abril de 2004 numa homenagem feita pela cidade de Los Angeles. Em junho de 2004 Ray faleceu devido a um câncer, em Beverly Hills, Califórnia.



No estúdio, aliás, para conter tantas vaidades, já que estavam reunidos ali 45 astros da música pop, havia uma placa na porta que dizia: “Por favor, deixem seus egos ao entrar”. Para descontrair, Stevie Wonder disse para os colegas, em tom de piada, que, se a gravação não fosse concluída em apenas um take, ele e Ray Charles (que eram cegos) dirigiriam os carros que levariam todos para casa





"As fitas estão numeradas e não sei expressar o quão importante é não deixá-los sem este material. Por favor, não façam cópias e devolvam-na na noite do dia 28. Nos anos futuros, quando seus filhos perguntarem 'o que meu pai e minha mãe fizeram no combate à fome mundial?', vocês poderão dizer orgulhosamente que esta é a sua contribuição."


Vocalistas Principais (Por Ordem De Aparição)

Lionel Richie
Stevie Wonder
Paul Simon
Kenny Rogers
James Ingram
Tina Turner
Billy Joel
Michael Jackson
Diana Ross e Michael Jackson
Dionne Warwick
Willie Nelson
Al Jarreau
Bruce Springsteen
Kenny Loggins
Steve Perry
Daryl Hall
Michael Jackson
Huey Lewis
Cyndi Lauper
Kim Carnes
Bob Dylan
Ray Charles

Coro

Dan Aykroyd
Harry Belafonte
Lindsey Buckingham
Mario Cipollina
Sheila E.
Bob Geldof
Bill Gibson
Chris Hayes
Sean Hopper
Jackie Jackson
La Toya Jackson
Marlon Jackson
Randy Jackson
Tito Jackson
Waylon Jennings
Bette Midler
John Oates
Jeffrey Osborne
Anita Pointer
Pedro Reis
Ruth Pointer
Smokey Robinson

Orquestra

David Paich- sintetizadores, músico
Michael Boddicker- sintetizadores, programação
Paulinho da Costa- percussão
Louis Johnson- baixo
Michael Omartian- teclados
Greg Phillinganes- teclados
John Robinson- Bateria

Maestro Quincy Jones



Fontes:

wikipedia.org
google.com
youtube.com
falingles.com
musica.uol.com.br
musica.culturamix.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...