sábado, 30 de janeiro de 2021




Em uma tarde fria de janeiro em Londres, no30 de Janeiro de 1969, os Beatles realizaram sua última apresentação ao vivo, no terraço do edifício do selo fonográfico Apple (o número 3 da Savile Row). A performance era parte de um projeto cinematográfico que documentaria a realização da próxima gravação do quarteto de Liverpool, originalmente chamada Get Back.






A apresentação durou apenas 42 minutos, quando o agente 503 da polícia da delegacia de Westminster entrou para a história como a pessoa que obrigou os Beatles a encerrar a sua última apresentação ao vivo, pois houve reclamação do barulho pela vizinhança. Naquele dia, o grupo gravou para o documentário Let It Be várias canções como a I've Got a Feeling e uma versão do hino britânico. Depois dos Beatles, vários outros grupos, ao longo do tempo, tentaram imitar a iniciativa.


Sob pressão comercial e com desgaste nas relações entre os integrantes, naquele janeiro de 1969 os Beatles estavam envolvidos na produção de um disco e um filme que capturasse processo criativo, sem artifícios de estúdio, numa espécie de resgate ao rock’n’roll puro do começo da carreira. Surgiu daí a ideia de apresentarem-se em um espaço aberto, diferente dos tradicionais estúdios. Não há consenso sobre quem deu a ideia de gravar no terraço da Apple, no endereço 3 Savile Row — o fato era que era o mais viável para uma gravação em cima da hora (e o equipamento já estava todo no porão do prédio).




O frio intenso e a ventania cortante daquele dia enrubesceu ainda mais a face rosada de George Harrison, John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e o tecladista convidado Billy Preston (americano que eles conheceram em 1962, quando excursionaram com Little Richard) soltaram os primeiros acordes. Quem registrou a apresentação foi o americano Michael Lindsay-Hogg.







“Get Back”, “Don’t Let Me Down”, “I’ve Got a Feeling”, “One After 909”, “Dig a Pony”, “God Save the Queen” e um trecho de “I Want You (She’s So Heavy)” foram as músicas tocadas. Três das canções tocadas no concerto foram utilizadas por Phil Spector para compilar o álbum Let It Be: “Dig a Pony”, “I’ve Got a Feeling” e “One After 909”.

Em seus horários de almoço, os trabalhadores e transeuntes que passavam por ali se perguntavam de onde vinham aquelas músicas. Uma multidão se juntou na rua para olhar para cima e ver os Beatles, que estavam tocando em alto volume. A polícia foi chamada e chegou durante o terceiro take de ‘Get Back’. Subiu no telhado pedindo para que o som fosse abaixado. Uma câmera montada na recepção da Apple registrou o momento em que policiais entraram no prédio para ordenar ao grupo que parasse de fazer aquele barulho todo.


A apresentação só terminou quando chegou a polícia, Paul ainda brincou que seria mais fantástico se eles saíssem presos de lá.



Fontes:
history.uol.com.br
google.com
youtube.com
radiopeaobrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...