Em uma tarde fria de janeiro em Londres, no30 de Janeiro de 1969, os Beatles realizaram sua última apresentação ao vivo, no terraço do edifício do selo fonográfico Apple (o número 3 da Savile Row). A performance era parte de um projeto cinematográfico que documentaria a realização da próxima gravação do quarteto de Liverpool, originalmente chamada Get Back.
A apresentação durou apenas 42 minutos, quando o agente 503 da polícia da delegacia de Westminster entrou para a história como a pessoa que obrigou os Beatles a encerrar a sua última apresentação ao vivo, pois houve reclamação do barulho pela vizinhança. Naquele dia, o grupo gravou para o documentário Let It Be várias canções como a I've Got a Feeling e uma versão do hino britânico. Depois dos Beatles, vários outros grupos, ao longo do tempo, tentaram imitar a iniciativa.
Sob pressão comercial e com desgaste nas relações entre os integrantes, naquele janeiro de 1969 os Beatles estavam envolvidos na produção de um disco e um filme que capturasse processo criativo, sem artifícios de estúdio, numa espécie de resgate ao rock’n’roll puro do começo da carreira. Surgiu daí a ideia de apresentarem-se em um espaço aberto, diferente dos tradicionais estúdios. Não há consenso sobre quem deu a ideia de gravar no terraço da Apple, no endereço 3 Savile Row — o fato era que era o mais viável para uma gravação em cima da hora (e o equipamento já estava todo no porão do prédio).
O frio intenso e a ventania cortante daquele dia enrubesceu ainda mais a face rosada de George Harrison, John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e o tecladista convidado Billy Preston (americano que eles conheceram em 1962, quando excursionaram com Little Richard) soltaram os primeiros acordes. Quem registrou a apresentação foi o americano Michael Lindsay-Hogg.
“Get Back”, “Don’t Let Me Down”, “I’ve Got a Feeling”, “One After 909”, “Dig a Pony”, “God Save the Queen” e um trecho de “I Want You (She’s So Heavy)” foram as músicas tocadas. Três das canções tocadas no concerto foram utilizadas por Phil Spector para compilar o álbum Let It Be: “Dig a Pony”, “I’ve Got a Feeling” e “One After 909”.
Em seus horários de almoço, os trabalhadores e transeuntes que passavam por ali se perguntavam de onde vinham aquelas músicas. Uma multidão se juntou na rua para olhar para cima e ver os Beatles, que estavam tocando em alto volume. A polícia foi chamada e chegou durante o terceiro take de ‘Get Back’. Subiu no telhado pedindo para que o som fosse abaixado. Uma câmera montada na recepção da Apple registrou o momento em que policiais entraram no prédio para ordenar ao grupo que parasse de fazer aquele barulho todo.
A apresentação só terminou quando chegou a polícia, Paul ainda brincou que seria mais fantástico se eles saíssem presos de lá.
Fontes:
history.uol.com.br
google.com
youtube.com
radiopeaobrasil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário