No dia 4 de dezembro de 2011 morria, em São Paulo, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, ídolo do futebol brasileiro e também médico, que ficou conhecido apenas como Sócrates, Doutor ou Magrão.
No ano de 1977 o Botafogo Futebol Clube contratou o treinador Jorge Vieira, que chegou ao clube dando o recado: "jogador que não treina, não joga". ... Sócrates passou a se dedicar mais ao futebol depois que se formou em medicina (1977). Na Seleção Brasileira estrearia em 1979, em um amistoso contra o Paraguai.
Ele ainda foi técnico de futebol, articulista e comentarista esportivo, além de, eventualmente, atuar como músico, ator e produtor teatral. No ano de 2011, foi internado em agosto por causa de uma hemorragia digestiva alta.
Depois disso, admitiu que tinha problemas com álcool. Voltou a ser internado em setembro e em dezembro. Nesta última, no dia 4, com a saúde bastante debilitada, morreu por conta de um choque séptico. No dia de sua morte, o seu time do coração, o Corinthians, conquistou o pentacampeonato brasileiro de futebol.
Dentro dos gramados, Sócrates é considerado um dos melhores jogadores do Brasil e, segundo a FIFA, um dos melhores do mundo. Pelos clubes que defendeu, tornou-se ídolo no Corinthians. Seu irmão, Raí, tornou-se famoso pelo rival São Paulo. Sócrates também militava politicamente, particularmente nos anos 1980, quando liderou um movimento pela democratização do futebol e participou do movimento pelas Diretas já!
Fontes:
wikipedia.org
seuhistory.com
google,com
Nenhum comentário:
Postar um comentário