No dia 26 de dezembro de 1893 nascia Mao Tse Tung.
Mao Tse-Tung foi o mais velho dos quatros filhos de uma próspera família de camponeses e agiotas. Nasceu em 26 de dezembro de 1893, na aldeia de Shaoshan, na região de Xiangtang, província de Hunan. Seus antepassados imigraram para lá na época da dinastia Ming e se dedicaram à agricultura durante várias gerações. Foi o maior dirigente do Partido Comunista da China (PCCh) e da República Popular da China. Sob sua liderança, o Partido Comunista tomou o poder na China continental em 1949, quando a nova República popular foi proclamada, após a vitória na Guerra Civil contra as forças militares desse país.
Em 1954, com a criação do Congresso Nacional do Povo, Mao Tsé-Tung torna-se presidente da China.
Mao Tsé-Tung organiza o 1º Plano Quinquenal, seguindo o modelo soviético, procurando estimular a industrialização e acelerar a coletivização da agricultura mediante a multiplicação de cooperativas agrícolas. Mao, considerou insatisfatórios os resultados obtidos.
Em 1958, inicia o 2º Plano Quinquenal, que chamou de Grande Salto para Frente, que também não deu os resultados previstos.
Em 1966, inicia a Grande Revolução Cultural Proletária, mais conhecida como Revolução Cultural Chinesa, empreendida com o apoio de sua esposa Jiang Qing.
Esta Revolução representava uma tentativa de imposição a seus adversários dentro do partido, que desejavam uma linha política mais moderada. Acusado de traidor, o presidente Lau Shao-chi é destituído e preso.
Com o apoio dos Guardas Vermelhos, recrutados entre estudantes e camponeses, empreendeu a reeducação doutrinária tanto das massas quanto das instituições.
Para eles, Mao era o "Grande Timoneiro". Muitos dos considerados inaptos à nova ordem foram presos e humilhados, vários acabaram mortos.
Fundador da República Popular da China e um dos mais proeminentes teóricos do comunismo do século 20, Mao Tsé-Tung (ou Mao Zedong) desenvolveu ideias sobre revolução e guerrilha que influenciaram marxistas no mundo inteiro, inclusive no Brasil, onde o PC do B - então na clandestinidade e ligado à China - desenvolveu ações guerrilheiras durante a década de 1970..
A vitória comunista causou a fuga de Chiang Kai-shek e de seus seguidores, de Kuomintang a Taiwan, e transformou Mao no líder máximo da China até sua morte em 1976.
Mao é uma prova que regimes totalitários não levam a lugar algum. Suas políticas de expurgo foram dolorosas e causaram à China perda de grandes figuras da ciência, da cultura e da educação. A partir de sua morte em 1976, mesmo continuando num regime fechado de partido único a China abriu suas fronteiras para o mundo, e hoje caminha para ser a maior economia da Terra.
Fontes:
seuhistory.com
todamateria.com.br
educacao.uol.com.br
google.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário