Olá, pessoal !
Hoje vamos falar do dramaturgo e poeta grego Eurípedes.
Eurípedes nasceu na ilha grega de Salamina em 485 a.C e morreu na cidade de Pela na Macedônia em 406 a. C.
Ao lado de Sófocles e Ésquilo é considerado um dos grandes poetas e dramaturgos da Grécia Antiga.
Sua obra falava dos vencidos e subjugados, assim como das mulheres; na época com uma importância relativa na sociedade grega.
Sabemos pouco a respeito da vida pessoal dele, mas dizem ser uma pessoa pouco sociável, que adorava debater ideias e refletir sobre questões sociais.
No teatro foi ele quem adicionou o prólogo nas peças, dando uma ideia daquilo que seria exibido.
Ele escreveu 92 peças, a maioria no estilo tragédia. Dentre as suas peças mais conhecidas estão:
As troianas que conta a tragédia das mulheres troianas após a derrota de Tróia, que aguardam o embarque nos navios gregos como escravas.
Hecuba, conta a história da matriarca de Tróia, esposa de Príamo, mãe de Heitor e Paris, e também de Cassandra, aquela que previu a destruição de Tróia, assim como Polidoro e Polixena,que foi sacrificada no túmulo de Áquiles, e teve seu filho morto pelos gregos.
As Bacantes, talvez a peça mais importante de Eurípedes, que conta a história das "bacantes" que eram seguidoras de Baco, (Dionísio em grego) o deus do vinho das festas das orgias, daí surge a palavra "bacanal"
A história se passa em Atenas, onde o jovem Baco, filho de Zeus e da mortal Sêmele, não é reconhecido como filho de Zeus, e volta à sua cidade natal, onde sua divindade não é reconhecida pelo rei Penteu.
Como vingança Baco prepara uma festa com suas seguidoras "as bacantes" e depois da bebedeira e da orgia que se segue elas despedaçam o rei, tomando-lhe por um leão.
Outras peças importantes foram Electra, Orestes, o Ciclope, Medéia, Ifigênia de Aulis, Helena e tantas outras.
Fontes:
suapesquisa.com.br
wikipedia.org
eventosmitologiagrega.blogspot.com.br
caleidoscopio.art.br/cultural/teatro
greciantiga.org/arquivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário