Olá, pessoal !
Hoje vamos falar do escritor brasileiro Jorge de Andrade.
Aluísio Jorge de Andrade Franco, natural de Barretos, São Paulo, nasceu em 21 de maio de 1922.
Começou a carreira na década de 1950, após ser apresentado à atriz Cacilda Becker.
Com intenção de ser ator ele entrou para a Escola de Artes Dramáticas da USP.
Como escritor e dramaturgo, sua obra abordou o ciclo do café, com sua exuberância e sua decadência, além dos valores patriarcais, muito explorados em obras como "Os ossos do barão" que mais tarde em 1974 ele adaptou para uma telenovela no horário das 22 horas na Rede Globo.
Os ossos do barão
Cena com Paulo Gracindo, Leonardo Villar e Carmen Silva
Sua peça mais famosa "A moratória" de 1954, também aborda o período entre 1929 (queda da Bolsa de N.York) e 1932 (Revolução Paulista). Período que mostra a decadência dos grandes barões do café, homens que tinham uma grande influência tanto na política e nos destinos do país, como agiam como verdadeiros senhores feudais dentro da própria casa e com a própria família.
A moratória
A peça abrange o período de decadência do café, e é ambientada em dois locais distintos, um na ampla sala da fazenda e noutro numa pequena casa, onde a família, antes rica, passa a morar vivendo de salário.
Outra novela o horário das 22 horas, porém sem tanto sucesso como os"Ossos do barão", foi o "Grito" de 1976.
A ação acontece no edifício Paraíso, construído por uma família aristocrática, que com os anos sofre uma grande desvalorização devido à construção do elevado Costa e Silva (Minhocão)
A história e o drama dos moradores de classe média é contada na obra.
No térreo moram os zeladores, na cobertura os proprietários do edifício.
Dramas como a poluição urbana, crises de pânico, como de uma moradora , Kátia ( Yoná Magalhães) que sobreviveu ao incêndio do prédio Joelma em 1974, além da história da ex-freira Marta, interpretada por Glória Menezes, e cujo filho Paulinho (Marcos Andrea) gritava horrivelmente à noite.
Em 1979, publicou o romance autobiográfico "O Labirinto", escreveu ainda a novela "Gaivotas" para TV Tupi, que valeu o título de melhor autor de novela do ano, conferido pela Associação Paulista de Críticos de Arte.
Fez trabalhos também para Rede Bandeirantes , "Os adolescentes" e "Ninho da Serpente", um de seus maiores sucessos.
Na cena acima, Marcia de Windsor e a estréia em novelas de Eliane Giardini
Sua última novela foi "Sabor de mel" com Raul Cortês e Sandra Bréa.
Jorge de Andrade morreu vítima de embolia pulmonar no INCOR em São Paulo, depois de implantação de pontes de safena, no dia 13 de março de 1984.
Fontes:
wikipedia.org
youtube.com
passeiweb.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário