Olá, pessoal !
Hoje vamos falar do ator e dançarino norte-americano Fred Astaire.
Frederick Austerlitz Jr. nasceu em 10 de maio de 1899 e morreu em 22 de junho de 1987 aos 88 anos.
De origem judaica, seu pai era austríaco e sua mãe norte-americana de origem alemã.
Começou a carreira com apenas cinco anos. na década de 20 acompanhando da irmã Adele fez shows de revista musicais em Londres
Fred e a irmã Adele
Estreou no cinema em 1933 ao lado de Joan Crawford, no filme "dancing lady".
Cena de Fred Astaire e Joan Crawford no filme "Dancing lady"
Atuou em dez filmes ao lado da eterna parceira Ginger Rogers.
Cena do filme "O picolino" (Top hat) com Ginger Rogers.
Com Eleanor Powell no filme "Broadway melody" de 1940.
Filme "Follow the fleet 1936
Fred se casou com Phyllis Livingston, viúva e mãe de um filho. O casal teve dois filhos e viveu 21 anos juntos, até a morte prematura de Phyllis. Ainda em 1933, Fred atuou em “Voando Para o Rio”, ao lado de Ginger Rogers. Apesar de ser um papel de apoio, a dupla fez um enorme sucesso, que levou o casal a atuar em 10 filmes, entre eles: “A Alegre Divorciada (1934), “O Picolino” (1935), “Ritmo Louco” (1936), “Nas Águas da Esquadra” (1936), “Vamos Dançar” (1937) e “Dance Comigo” (1938).
Ritmo louco (Swing Time) com Ginger Rogers de 1936.
Com a atriz Rita Hayworth, Astaire fez parceria em “Ao Compasso do Amor” (1941) e “Bonita Como Nunca” (1942).
Em 1945, fez parceria com Gene Kelly, outro grande dançarino, no filme Ziegfeld Follies.
Fred Astaire e Gene Kelly
Em 1946, apesar do sucesso de seus musicais, Fred Astaire anunciou sua aposentadoria e em seguida fundou o Fred Astaire Dance Studio. Porém, seu descanso logo acabou ao ser chamado para substituir Gene Kelly nos filmes: “Desfile de Páscoa” (1948) com Judy Garland e Ann Miller como parceiras, e em “Ciúme, Sinal de Amor” (1949), seu último filme com Ginger Rogers.
"You were never lovelier" - No compasso do amor de 1942
Com Rita Hayworth
Fred Astaire fez sucesso na tela dançando ao lado de outras grandes parceiras, entre elas, Eleonor Powell, Jane Powell, Leslie Caron, Vera Ellen, Cyd Charisse, Debbie Reynolds, Brabara Eden e Petula Clark. Fez sucesso também em papéis não dançantes e em séries de televisão, entre 1957 e 1979. Recebeu diversos prêmios, entre eles, um Oscar Honorário (1950), o Globo de Ouro (1951, 1961 e 1975), o Prêmio Emmy (1959, 1961 e 1978), o Prêmio Kennedy (1978) e o American Film Institute (1981). Em 1980, se casa com a jóquei, Robyn Smith, uma jovem 45 anos mais nova que ele.
Fred Astaires e Genne Kelly "Ziegfeld follies" de 1945
Antes de Fred Astaire estrear no cinema, os dançarinos apareciam nos filmes apenas "em partes": os pés, as cabeças e os torsos eram compostos na sala de edição. Astaire, por sua vez, exigia ser filmado de corpo inteiro. Para isso eram necessários longos ensaios - certa vez chegou a três meses com dez horas diárias de trabalho, com repetições feitas passo a passo e movimentos de câmara acompanhando a coreografia.
Fred Astaire
Exigente ao extremo impunha esses intermináveis ensaios para sua eterna companheira Ginger Rogers, repreendendo-a em eventuais falhas.
A dança de Astaire carregava uma variedade de influências como o sapateado, ritmos negros e o bale clássico para criar um estilo de dança reconhecidamente único que influenciou enormemente a dança de salão e estabeleceu padrões pelos quais os subsequentes artistas seriam julgados.
Depois da inesquecível apresentação do passo Moonwalk na música Billie Jean gravada no especial Motown 25: Yesterday, Today, Forever em 25 de março de 1983, que foi televisionado em 16 de maio do mesmo ano, o ator e dançarino Fred Astaire foi uma das celebridades que telefonaram para Michael para cumprimentá-lo.
De fato, Michael não estava acreditando que Astaire havia lhe telefonado. Michael disse depois que os elogios que Astaire havia lhe dirigido foram os mais significativos para ele.
Homenagem de Michael Jackson para Fred Astaire - filme "Smooth criminal"
Fora do cinema e do palco, Fred Astaire, dizia não gostar da dança, e achar as danças de salões enfadonhas.
Fontes:
wikipedia.org
youtube.com.br
operamundi.uol.com.br
ebiografia.com
google.com.br
mjbeats.com.br/o-aluno-e-o-professor
Nenhum comentário:
Postar um comentário