sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Olá, pessoal !


Hoje vamos falar de Mata Hari


Margaretha Gertruida Zelle nascida em 7 de agosto de 1876 em Leeuwarden - Holanda, e morta em 15 de outubro de 1917 na França.


Mata Hari era filha de um empresário, Adam Zelle, e de Antje van der Meulen. A situação delicada de sua família piorou quando, aos 15 anos de idade, Mata perdeu sua mãe.
No início do século XX, depois de uma tentativa fracassada de se tornar professora, um casamento igualmente fracassado com Rudolf John MacLeod e de ter dois filhos, Norman-John MacLeod e Jeanne-Louise MacLeod, ela se mudou para Paris.
Morou por algum tempo na ilha de Java, de onde tirou inspiração para seu pseudônimo.






O relacionamento dela com o capitão do exército Rudolf, foi sempre conturbado; ele nunca escondeu ter uma amante, e ela arrumou um amante para ela também.

Seu filho Norman de dois anos morreu em circunstâncias misteriosas na época, alguns achando ser por envenenamento, outros por negligência dela.

Acabou-se se separando e perdendo a guarda da filha Jeanne-Louise.

Passou a trabalhar em cabarés e casas de shows como dançarina.






Ela posava como uma princesa javanesa e se tornou uma dançarina exótica. Seu pseudônimo Mata Hari quer dizer sol (mais exatamente "olho da manhã") em malaio e indonésio. Ela também foi uma cortesã que teve casos amorosos com vários militares e políticos.




Durante a guerra, Mata Hari dormiu com inúmeros oficiais, tanto franceses quanto alemães e se tornou um peão da intriga internacional, apesar dos historiadores nunca terem esclarecido com exatidão se ela fora realmente uma espiã, e se sim, quais eram as suas atividades como tal.

A Holanda se manteve neutra durante a guerra e, por ser holandesa, Mata Hari não tinha qualquer problema na hora de viajar de um país a outro na Europa. Acontece que suas idas e vindas acabaram chamando a atenção — e seu nome entrou em uma lista de pessoas suspeitas de espionagem.



Em 1917 ela foi a julgamento na França,  acusada de atuar como espiã e também como agente dupla para a Alemanha e França. Foi considerada culpada e no dia 15 de outubro do mesmo ano foi fuzilada.

Execução

Existem vários rumores em torno de sua execução. Um dos mais fantasiosos diz que os soldados do pelotão de fuzilamento tiveram de ser vendados para não sucumbir a seu charme. Outra história cita que Mata Hari lançou um beijo aos seus executores antes que começassem a disparar.Uma terceira versão diz que ela não só lançou um beijo, mas também abriu a túnica negra que vestia e morreu expondo-se totalmente nua.


O filme de 1931, "Mata Hari", descreve seus últimos dias de vida. Greta Garbo interpretou o papel principal. Existe uma outra versão do filme Mata Hari de 1985 com a atriz holandesa Sylvia Kristel.

                         Trailer de Mata Hari 1931 - Greta Garbo


                      Mata Hari - trailer 1985  - Sylvia Kristel


Na verdade, os historiadores apontam que o julgamento de Mata Hari foi tendencioso e que boa parte das evidências usadas contra ela eram circunstanciais. Também há quem acredite que a sua execução serviu para desviar as atenções das imensas perdas que o Exército francês estava sofrendo no fronte oriental.
Portanto, apesar de ser retratada como uma sedutora perigosa, uma “mulher fatal” que usava o sexo para manipular os homens, tudo indica que, na realidade, ela foi uma vítima. É certo que Mata Hari não era nenhuma puritana e foi uma mulher independente que não teve medo de correr atrás do próprio sucesso. Só que ela fez isso em uma época em que esse tipo de comportamento era considerado pouco convencional e desafiador.
Atualmente uma série está sendo apresentado no Canal Studio Universal.


Fontes:
wikipedia.org
youtube.com
operamundi.uol.com.br
google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...