Olá, pessoal!
Hoje vamos falar sobre a lenda do Minotauro.
O Minotauro era um monstro com a cabeça de touro e corpo de homem, que vivia no labirinto na ilha de Creta, governada pelo rei Minos.
Diz a lenda que o Minotauro é fruto de um amor proibido entre a rainha Pasifae, esposa do rei Minos, e um touro pertencente ao Deus Poseidon.
O mito disse que Minos pediu a Poseidon, deus dos mares, para que o fizesse rei de Creta, e em troca faria o sacrifício de um touro branco que o deus faria sair do mar.
Ao ver o touro branco saindo do mar Mino se encantou com sua beleza, e ao invés dele, sacrificou um outro touro em homenagem a Poseidon, que furioso, fez com que a mulher de Minos se apaixonasse pelo touro, e gerasse um filho monstruoso com ele.
Nas várias mitologias que conhecemos era muito comum os deuses transmutados em figuras de animais, conquistar mulheres mortais.
Aterrorizado com a figura tão bestial, o rei mandou o arquiteto Dédalo, construir um labirinto em Creta para prender o touro.
Palácio do Rei Minos
Após vencer uma guerra contra a cidade de Atenas, Minos ordenou que a cidade enviasse todos os anos sete rapazes e sete moças, para que servissem de alimento para o monstro.
Depois de muitos jovens atenienses morrerem de forma terrível, um jovem, Teseu, se voluntariou para entrar no labirinto.
Seu pai, o rei Egeu, desolado com a escolha do filho, deu-lhe duas velas, uma branca e outra negra, dizendo que se tivesse sucesso na empreitada, usasse a vela branca na volta para casa, caso contrário, que seus companheiros desfraldassem a vela negra, anunciando a morte no herói.
Ao chegar à Creta, Ariadne, filha do rei Minos, se apaixona por Teseu e resolve ajudá-lo dando-lhe um novelo de lã, para que ele marcasse o caminho de volta.
Teseu e Ariadne
Teseu entra no labirinto com outros jovens atenienses, e consegue pegar o monstro de surpresa e matá-lo, usando o novelo de lã, para sair do labirinto.
Teseu, porém não cumpriu sua palavra de casar com Ariadne, e a abandonou indo de volta para Atenas.
Tão eufórico com o sucesso de sua tarefa, esqueceu o acordo com seu pai, de trocar as velas de seu navio, e as velas negras ficaram tremulando na embarcação.
Ao longe, o rei Egeu, vendo o navio de seu amado filho chegar com velas negras, logo deduziu que ele tinha morrido, se atirou no mar.
Daí vem o nome atual de Mar Egeu.
Na mitologia grega, nenhum ato de perfídia ou maldade ficava sem punição.
Teseu aprendeu que com sua traição para com o compromisso com Ariadne, ele pagou caro, com a morte de seu pai.
Essa era uma das lendas mais contadas na Grécia antiga, passada oralmente de pai para filho.
Escavações feitas no século XX em Creta, mostraram um castelo com vários cômodos, e com corredores intricados que lembram muito um labirinto, além disso o touro era uma animal sagrado para os cretenses.
A mitologia, nos mostra o labirinto como a dificuldade que todos temos que passar para atingir um objetivo e o sucesso depende em muito de nossa persistência e obstinação.
Fontes:
suapesquisa.com
significado.com.br
ensinarhistoriajoelza.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário