Olá, pessoal !
Mais uma postagem sobre História.
Hoje iremos falar sobre os Libertadores da América.
Até então, século XVIII e XIX, através do Tratado de Tordesilhas, do lado oeste ficavam as terras da Espanha e do lado leste as terras pertencentes a Portugal.Os libertadores da América; foram descendentes de espanhóis nascidos na América, pertencentes à famílias burguesas vindas da Europa, a única exceção foi D.Pedro I, que pertencia à nobreza.
D.Pedro I
Dentre os libertadores. os mais influentes foram; Simon Bolivar e Jose de San Martin, que após a conferência de Guayaquil, inspirados na Independência americana e na Revolução francesa, e influenciados pelo Liberalismo, se opuseram ao domínio da Espanha.
Eles pertenciam à classe dos crioulos, que eram descendentes, de famílias europeias, que estavam descontentes com os desígnios da coroa espanhola, que através dos chapetones, espanhóis designados pela corte espanhola para controlar e administrar a colônia.
Bolivar San Martin
Ambos desempenharam um papel importante da Independência da Américas e moldaram um projeto de integração sul-americana.
Bolivar atuou na libertação do norte da atual Venezuela, Granada e Quito, San Martin atuou na libertação da Argentina, libertando também partes do Perú e do Chile.
Outros libertadores importantes foram :
José Gervasio Artigas que libertou o Uruguai,
Bernardo O´Higgins que libertou o Chile
Antonio José de Sucre que libertou a Venezuela
José Marti libertou Cuba
e D.Pedro I, influenciado pelas ideias maçônicas de liberdade.
O ´Higgins José Artigas
Sucre José Marti
Ao contrário da América Portuguesa, que em princípio foi dividida em Capitanias Hereditárias, que nunca deram certo e foram assumidas pela Coroa portuguesa, a América Espanhola, foi dividida em quatro vice-reinados, que deram um bom resultado, tornando difícil a sua dissolução depois da independência.
As colônias foram libertadas pela guerra, ao contrário do que ocorreu no Brasil.
Libertação da América Espanhola
O torneio de futebol "Copa Libertadores da América", é uma homenagem aqueles que libertaram a América do Sul e Central do domínio europeu.
Fontes:
wikipedia.org
historiaeumbarato.blogspot.com.br
mundoestranho.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário