Olá,pessoal!
Hoje vamos falar de uma atriz do chamado "Teatro de revista", que revelou grandes artistas e vedetes, dentre elas Virginia Lane, Dercy Gonçalves, Iris Bruzzi, Marli Marley, dentre tantas outras.
Hoje vamos falar de Elvira Pagã.
Elvira Olivieri Cozzolino, nasceu na cidade de Itararé, São Paulo, em 06 de setembro de 1920 e morreu no Rio de Janeiro em 08 de maio de 2003.
Escandalosa, lasciva, desaforada e explosiva, Elvira Pagã, era sinônimo de sensualidade, atentado ao pudor e imoralidade, numa época recatada da sociedade brasileira da década de 30, 40 e 50.
Vedete dos teatros Recreio, Cassino Icaraí, Follies de Copacabana, e da Boate Arpége.
Lançadora do biquíni no Brasil, ganhou o título internacional "The Original Bikini Girl", depois do desfile pela praia de Copacabana em 1950.
Aos treze anos casou-se com o milionário Eduardo Duvivier, que na época tinha quase 30 anos mais que ela. O casamento foi anulado pela família.
Tinha orgulho em dizer ter namorado o ator norte-americano Errol Flynn. Orgulhava-se também de ter sido, segundo ela , a primeira mulher na vida do adolescente Daniel Filho, hoje diretor de cinema e novelas.
Tornou-se rival de Luz del Fuego, outra atriz de teatro do revista, que escandalizava a sociedade pousando nua com uma cobra enrolada no corpo.
Foi presa diversas vezes por um delegado moralista da época, na prisão foi espancada e exposta pela imprensa sensacionalista.
Em represália compôs o samba "Cassete não!"
Na década de 80 deixou definitivamente a vida artística e se recolheu, tornando-se exotérica e pintora de quadros.
Recebeu uma homenagem de Rita Lee, numa composição dela e de Roberto Carvalho chamada "Elvira Pagã"
Em retribuição Elvira pintou um quadro para Rita Lee.
Elvira e a irmã Rosina formaram um dupla de cantoras,no seu primeiro disco pela gravadora Odeon lançaram o samba vários sambas, dentre eles " A boêmia da Lua"
Participou também de alguns filmes, dentre eles: "Alô Alô Carnaval" de 1936, "Aviso aos Navegantes" de 1950, "Assim era a Atlântida" de 1975, dentre outros.
Ela foi a primeira rainha do carnaval carioca.
Elvira Pagã, morreu em 08 de Maio de 2004, aos 82 anos, numa clínica no Rio de Janeiro.
Sua morte só foi divulgada três meses depois do ocorrido por sua irmã Rosina.
Fontes:
wikipedia.org
obucaneiroprateado.blogspot.com.br
jornalggn.com.br
youtube.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário