Olá, pessoal !
Vamos falar de um momento muito profícuo da música popular brasileira; a época dos festivais.
Festivais Parte I
A palavra festival vem do latim "festivitas", que significa festa.
A fórmula dos festivais de música popular brasileira começou na extinta TV Excelsior - cana 9 de São Paulo, e canal 3 no Rio de Janeiro, em 1965.
Produzido por Manoel Carlos e Solano Ribeiro a TV Excelsior resolveu criar um festival de música popular brasileira nos moldes do Festival de San Remo na Itália.
Das 1290 músicas inscritas foram selecionadas 36, para participarem de três eliminatórias.
As eliminatórias se deram no Guarujá-SP e em Petrópolis-RJ.
A final foi em 6 de abril de 1965, no Rio de Janeiro e a grande vencedora foi "Arrastão" de Edu Lobo e Vinícius de Moraes, interpretada por Elis Regina.
Em segundo lugar ficou a música de Vinícius de Moraes e Baden Powell, "canção do amor que não vem" interpretado por Elizete Cardoso
Em 1966 a TV Excelsior realiza o segundo festival da música popular brasileira, com a vitória da música "Porta Estandarte", de Geraldo Vandré e Fernando Lona, interpretada por Tuca e Airton Moreira.
O segundo lugar ficou com "Inaê" de Vera Brasil e Maricene Costa, interpretada por Nilson.
O primeiro festival da Record canal 7 de São Paulo, foi nos meses de setembro de outubro de 1966. Transmitida também pela TV Paulista canal 5 em S.Paulo e TV Globo canal 4, então no estado da Guanabara.
Teatro Record - Rua da Consolação - SP
Nesse primeiro festival houve um empate no primeiro lugar, entre a música "A banda" de Chico Buarque de Holanda, interpretado pelo próprio e por Nara Leão, e a música "Disparada" de Geraldo Vandré e Théo de Barros, interpretada por Jair Rodrigues, Trio Maraiá e Trio Novo.
A banda
Disparada
Em segundo lugar ficou a música "De amor ou paz" de Luiz Carlos Paraná e Adauto Santos, interpretada por Elza Soares.
O segundo festival de Música da Record de 1967, foi um dos melhores festivais de música brasileira de todos os tempos.
Foi realizado no teatro Paramount, atual Teatro Renault na Brigadeiro Luís Antonio.
O primeiro lugar ficou com "Ponteio" de Edu Lobo e Capinam, interpretado por Edu Lobo e Maria Medalha. O segundo lugar ficou com "Domingo no Parque" de Gilberto Gil, interpretada por Gilberto Gil e os Mutantes, que foram lançados nesse festival.
Músicas como "Roda Viva" de Chico Buarque e "Alegria, alegria" de Caetano Veloso, ficaram respectivamente em 3º e 4º lugares.
Ponteio
Domingo no Parque
Roda Viva
Alegria, Alegria.
Nesse festival as músicas "Domingo no Parque", e Alegria, Alegria" se apresentaram com grupos de rock, e tanto Gil com os Mutantes e Caetano com o grupo argentino "Beat Boys" foram bastante criticados.
Outro fato importante foi a música "Beto bom de bola" de Sérgio Ricardo, que debaixo de vaias da platéia foi impedido de cantar, e tomou a atitude de quebrar seu violão e jogá-lo no público.
Recomendo o filme "Uma noite em 67", disponível no youtube, sobre o festival de 1967 na Record.
O terceiro festival da Record, em 1968, também no teatro Paramount, teve como primeiro colocada a música "Benvinda" de Chico Buarque de Holanda, interpretado por ele próprio e o MPB4.
Em segundo lugar no júri popular e no júri especial, ficou "Memórias de Marta Saré" de Gianfrancesco Guarnieri e Edu Lobo, interpretado por Edu Logo e Maria Medalha.
Nesse ano a Record inventou um júri popular, onde o público ligava e escrevia para a emissora e votava na canção favorita e outro júri especial, composto de personalidades da música.
A ideia não deu certo e no festival de 1969, não teve mais o júri popular.
Na parte II falaremos do festival de 1969, com a belíssima "Sinal Fechado" de Paulinho da Viola e também dos festivais internacionais da canção (FIC) da Globo.
Fontes:
wikipedia.org
youtube.com.br
musicabrasilis.org.br
dicionariompb.com.br/festivais-de-musica-popular
Nenhum comentário:
Postar um comentário