Olá, pessoal!
Hoje vamos falar do perfume.
Perfume do latim fumus, é uma mistura de óleos, álcool e água, cuja função é proporcionar uma agradável e duradoura fragrância de aroma agradável a diferentes objetos, principalmente o corpo humano.
Fragrância é uma mistura de matérias-primas, podem ser extratos de fontes naturais ou produzida sinteticamente.
As primeiras referências ao perfume remontam às antigas civilizações do Oriente Médio, especialmente no Egito.
Por volta de 2.000 a.C., os primeiros usuários foram os faraós
A necessidade de contar com essências refrescantes tornou-se tão fundamental, que a primeira greve da história foi protagonizada em 1330 a.C. pelos soldados do faraó Seti I, que pararam de fornecer unguentos aromáticos.
O químico árabe Al-Kindim, escreveu no século IX um livro sobre perfumes chamado "Livro da Química de Perfumes e Destilados". Ele continha centenas de receitas de óleos de fragrâncias, salves, águas aromáticas e substitutos ou imitação para drogas caras.
Al Kindi
Antes do século XX a Europa era a principal produtora de fragrâncias e perfumes. O primeiro perfume com álcool foi criado na Hungria em 1370.
Na França do século XVIII, a corte do rei Luís XV, foi chamada de " a corte do perfume" , pelo uso intenso de fragrâncias, não só na pele e roupas, com o também nos móveis.
Muitas marcas famosas de perfume que existem até hoje, foram fundadas na Europa, no século XIX, como exemplo a "Guerlain", que foi a primeira estabelecida em 1828 em Paris, por Pierre-François Pascal Guerlain.
Muitas fragrâncias criadas há mais de 50 anos são vendidas
até hoje. Veja exemplos:
Miss Dior 1947
L’air Du Temps – Nina Ricci – 1948
Calandre – Paco Rabanne- 1969
O De Lancôme – 1969
Fontes:
wikipedia.org
www.sepha.com.br/blog/perfumes
Nenhum comentário:
Postar um comentário