domingo, 27 de novembro de 2016

Olá pessoal!

Voltando à gramática portuguesa, hoje falaremos da colocação dos pronomes  oblíquos átonos (me, te, se, o, os, a as,lhe, lhes.)

Dependendo da colocação do pronome ocorrem a próclise, mesóclise, ou a ênclise.

Próclise: Com expressões negativas:
Ex. Nada me calará!
Não me deixaram entrar na festa.
Ela nem se importou com meus problemas.
Ninguém se mexeu para ajudar o rapaz.

Com conjunções subordinativas: quando, se,  conforme, porém, que, logo que.

Ex:
Quando se trata de comer, ele é o primeiro.
Conforme lhe disse ontem.
É preciso que a deixe na escola.
Logo que a vi, meu coração disparou.

Com advérbios: Aqui, sempre, talvez

Ex:
Aqui, se trabalha ! 
Sempre a vejo na esquina.
Talvez eu te veja amanhã.
Quando te vi, me apaixonei!

Com pronomes, demonstrativos, relativos e indefinidos.

Ex: 
Alguém me disse que tu andas... (Evaldo Gouveia e Jair Amorim)
A pessoa que me ligou era minha amiga. (que, pronome relativo)
Isso me agrada muito! (Isso, pronome demonstrativo).
Ninguém  lhe disse nada. (pronome indefinido)

Com frases interrogativas.
Ex:
Quem te contou ?
Quanto te pagaram para mentir ?


Em frases exclamativas, ou optativas (que exprimem desejo)
Ex:
Deus te abençoe!
Macacos me mordam !

Com verbos no gerúndio precedidos da preposição EM

Ex: 
Em se plantando tudo dá.
Em se tratando de beleza, ela é a campeã.


Com formas proparoxítonas.

Ex: Nós o censurávamos.
Nós nunca o obedecíamos.


Mesóclise: O pronome vai para o meio do verbo no futuro do pretérito e futuro do presente.

Ex: 
Comprar-te-ia um presente, mas não tive tempo.
Se cometer um equívoco, conserta-lo-ei mais tarde.
Comemorar-se-ia hoje o seu aniversário.


Ênclise: No final do verbo no infinitivo.

Ex:
Não posso recebe-lo agora.
Vou dizer-lhe que estou muito feliz.
Pretendeu-se desvendar todo o mistério.

Notamos que as regras da próclise são mais numerosas.
Então se o verbo estiver no futuro de pretérito ou futuro do presente,  (comprarei, compraria, darei daria)use a mesóclise.
Se o verbo estiver no infinitivo (dar, emprestar, sorrir, por, vender) use a ênclise.
Nos outros casos use a próclise, que você acertará na maioria das vezes.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...