segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Olá pessoal!

Vamos falar hoje de lendas brasileiras. Crescemos escutando suas estórias, que depois recontamos para nossos filhos, nossos sobrinhos ou nossos netos.
Isso faz parte do folclore brasileiro, e vamos trata-lo como tal.

Folclore é o conjunto de lendas e mitos contadas de geração em geração. Muitos nascem da imaginação de quem conta, outras vezes, principalmente os mitos têm origens em crenças antigas de outros povos e outras religiões.
No Brasil o Folclore é comemorado em 22 de Agosto.


Algumas lendas brasileiras:

Mula sem cabeça: De origem desconhecida, a mula sem cabeça solta fogo pelo lugar que deveria ter uma cabeça. Segundo a lenda qualquer mulher que namorasse um padre viraria "mula sem cabeça". O encanto só acabaria, se alguém tirasse o freio de ferro que a mula carregava.


Boto:  É uma lenda do Amazonas, segundo a qual um rapaz bonito e galante aparece para as moças solteiras; as leva para à beira do rio e as engravida. Depois se transforma num boto, mergulha no rio e desaparece.


Saci-Pererê: É uma lenda do folclore brasileiro. É um negrinho de uma perna só, que ele teria perdido numa lua de capoeira, que aparece e desaparece em redemoinhos de vento.
É dado em fazer travessuras, amarrando crinas de cavalos, faz o feijão queimar, desanda o ponto dos doces, esconde as coisas.
Normalmente usa um gorro vermelho na cabeça e fuma um cachimbo.


Boitata: É a cobra de fogo que protege a floresta e os animais, e persegue aqueles que destroem a mata.
Suas origens vêm dos indígenas brasileiros e foram encontrados relatos do mito em cartas do padre Anchieta em 1560.


Curupira: Assim como o boitata, ele também protege as matas e os animais. Trata-se um menino com os pés voltados para trás, que servem para despistar os caçadores, e lenhadores que o perseguem.
Para assustar aqueles que destroem a floresta ele cria imagens assustadoras que apavoram aqueles que maltratam às árvores e os animais.
Quando alguém desaparece na floresta, dizem que é obra do Curupira.

Mãe d´água: Certamente inspirado no mito da sereia, essa figura, metade mulher e metade peixe,  canta melodiosamente, chamando os pescadores para o fundo do mar ou dos rios.

A palavra "folclore" é de origem inglesa: folk = povo, e loro= cultura, conto.
O folclore brasileiro não é feito apenas de lendas e mitos, possui também várias festas de Norte ao Sul do país como:
Cavalhada, congada, bumba-meu-boi, festa de Reis, festas juninas, festa do Divino, Círio de Nazaré, além de artesanato e brincadeiras infantis.


Fontes:
www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore
sohistoria.com.br/lendasemitos/br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...