quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Dando continuidade aos livros mais pedidos no principais vestibulares e Enem, vamos falar do livro "Agosto" de Rubem Fonseca.



Rubem Fonseca, mineiro de nascido em Juiz de Fora, em 11 de maio de 1925, foi policial, trabalhando por algum tempo nas ruas de um distrito do bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro.
Seus livros retratam a violência, assassinatos, prostituição, e sub-mundo da sociedade, em muito baseado na sua vivência como policial.
O autor raramente é visto em público e é avesso a entrevistas e publicidades.
O livro Agosto foi publicado em 1990, e conta a história de Agosto de 1954, suicídio de Getúlio Vargas.

O romance mistura realidade e ficção.
Já no primeiro capítulo é apresentado um assassinato de um empresário, investigado pelo delegado Alberto Mattos (ficcional) e o plano de Gregório Fortunato, chefe da guarda pessoal do presidente,  para assassinar o jornalista Carlos Lacerda, da U.D.N., conhecido como o crime da Rua Tonelero que passa todo o seu tempo publicando manchetes contra Getúlio Vargas.
Na época havia uma campanha orquestrada contra Getúlio, que visava a tomada do poder.



O atentado falha no intento de matar Lacerda, mas o major da aeronáutica Rubem Vaz, guarda pessoal de Lacerda, morre.
O assassinato do rico empresário e o atentado da Rua Tonelero, são tratados com de uma única autoria pelo delegado Mattos. 

Carlos Lacerda

Atormentado por uma úlcera e por duas namoradas, Alice uma antiga namorada, casada com Pedro Lomagno, rico industrial sócio de Gomes Aguiar, industrial assassinado. e Salete, sua companheira que também tem um relacionamento com o industrial Luiz Magalhães.
Na cena do crime é encontrado um anel com a letra F, e vestígios de pelos negros no sabonete.
Por fim Mattos, um policial honesto e determinado, descobre o verdadeiro autor  do assassinato um treinador de boxe Chicão, amigo do industrial Pedro Lomagno.
A mando desse Chicão mata o industrial, Gomes Aguiar, o porteiro do prédio, o comissário Mattos e sua companheira Salete.
Getúlio diante da crise política em que é envolvido e com a perda do apoio politico, se mata em 26 de Agosto de 1954.
Seu enterro é marcado por protestos de milhares de pessoas humildes que viam nele um protetor "pai dos pobres" como era dito na época.
O enredo do romance entrelaçado entre realidade e ficção, a sua narrativa é em terceira pessoa. A trama passa-se toda na cidade do Rio de Janeiro, onde fica o Palácio do Catete, na época sede do governo da capital da República. O romance é uma obra do pós modernismo brasileiro.

Baseado no romance foi feita uma minissérie do mesmo nome em 1993. Escrita por Jorge Furtado e Giba Assis Brasil, com direção de Paulo José e Denise Saraceni, teve no papéis principais Jose Mayer e Vera Fisher.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...