quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Olá pessoal!

Vamos começar uma série de postagens sobre mitologias.

Grande parte dos mitos são baseados em acontecimentos reais, que durante o tempo são gerados a partir da recontagem da história, de boca a boca. Reportando-nos aquela máxima de que "quem conta um conto aumento um conto", temos os mitos consagrados.

Vamos falar da história de Agamenon, filho de Atreu e Aérope, rei de Micenas, irmão de Menelau, marido de Helena, que foi raptada por Páris de Tróia.


Quando iam partir para Tróia para resgatar Helena, uma calmaria muito grande impedia que os navios deixassem o porto de Áulis.
A deusa Artemis, enfurecida por Agamenon ter abatido um cervo dos campos sagrados, impedia a partida dos navios.




Para aplacar a sua ira, Artemis exigiu o sacrífico da filha de Agamenon, a jovem Ifigênia.
Durante o rito, Artemis aplacou a sua ira e trocou a vida de Ifigênia por uma corsa, mas levou Ifigênia com ela para se tornar uma de suas sacerdotisas.



O sacrifício de Ifigênia


História parecida, ocorre no Gênesis 22:2, onde Deus fala para Abraão:
" Toma agora o teu filho, o teu único filho, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi."




Abraão toma seu filho Isaque e viajam três dias até o local determinado para oferenda. Sob a promessa que Deus proveria para si um cordeiro.






Na hora de consumar o sacrifício, anjos do Senhor falam par a Abraão não matar seu filho, e que sua prova de fé para Deus já havia sido suficiente.


" O anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis me aqui. Então disse: Não estenda a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada: porquanto agora sei que temes a Deus, e não  me negaste o teu filho, o teu único filho"  Gênesis 22:11-12




Os relatos acima são semelhantes em forma e conteúdo, e foram escritos com diferenças cronológicas não muito significativas.
Estudos arqueológicos encontraram vestígios da existência da civilização na qual vivia Abraão por volta de 2.000 a.C, e segundo relatos de Homero, autor da Ilíada (que conta a guerra de Tróia) e a Odisséia (que conta a história do Odisseu, Ulisses), a guerra de Tróia, também ocorreu nesse período histórico.


Em breve postaremos mais histórias de mitologias de povos passados.


Fontes:
Wikipedia .org
mitologiagrega14.blogspot.com.br
ig.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...