Hoje vamos falar de um tema muito em voga no momento atual, o fascismo. Mas afinal o que é fascismo ?
O termo fascismo vem da palavra latina fasces (fasces lictoris) que era um símbolo do poder na Roma antiga.
Alguns também tentam atribuir o nome às faixas que os militares fascistas usavam em seus uniformes de forma perpendicular. Mas essa explicação não é muito aceita.
O fascismo é um regime totalitário, ditatorial, nacionalista, que prega o seu poder pela força, apoiado em ideias preconceituosas de raça superior e raça inferior.
Por ser ultranacionalista defende a exclusão de migrações de outros povos para sua nação, como meio de evitar a contaminação étnica e cultural, e perda dos empregos, e das riquezas.
O termo foi usado pela primeira vez na Itália por Benito Mussolini.
.
Teve como representantes expoentes também o Generalíssimo Franco na Espanha
E Adolf Hitler, na Alemanha, responsável pelo extermínio de milhões de pessoas.
No Brasil, também tivemos adeptos do movimento, como Plínio Salgado líder do movimento Integralista, que tinha como ideais, o ultranacionalismo, de um estado totalitário.
Na verdade, embora na atualidade muitos defendam essas ideias, elas são anacrônicas e não condizentes com um estado moderno; sua defesa é mais por desconhecimento, por medo e desesperança.
É inaceitável que a população regrida tanto, ao ponto de defender as barbáries do racismo e do preconceito em pleno século XXI, onde vivemos num mundo globalizado, onde o isolacionismo das nações não é uma prática usual para nenhuma delas.
Seria o mesmo que voltássemos à época medieval das guerras religiosas, e do domínio de classes que se julgavam superiores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário