terça-feira, 8 de novembro de 2016


Olá pessoal!

Voltando ao tema da História da República no Brasil, hoje falaremos do período de 1945 até 1964.
Esse período, chamado de "período liberal", foi uma fase entre as duas ditaduras, de Getúlio Vargas, do Estado Novo, e a ditadura Militar.


Esse período foi denominado também como "populista" devido as administrações de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart.
Três partidos eram predominantes na época: PTB (partido trabalhista brasileiro) PSD (partido social democrático) e UDN (união democrática nacional).
Desses três os dois primeiros , PTB e PSD eram de tendências progressistas, enquanto a UDN, era mais conservadora, ligado as oligarquias brasileiras.

Os principais presidentes nessa época foram ;

Getúlio Vargas: (1951-1954)
Período de grande crescimento com a criação do BNDE, criação da Petrobrás e da Eletrobrás. Getúlio se suicidiou em 26/08/1954.

Juscelino Kubtischek (1956 - 1961) Suas principais realizações foram o Plano de metas (50 anos em cinco) e a construção da nova capital federal, Brasília.


Jânio Quadros (31/01/1961- 25/08/1961)
Renunciou ao cargo por falta de apoio parlamentar e popular, com isso desencadeou uma grave crise política, pois seu vice presidente, João Goulart, foi impedido de assumir o governo no lugar dele.



João Goulart: (1961 - 1964) De início assumiu a presidência no regime parlamentarista, sendo o primeiro Ministro Tancredo Neves.
Depois de um plebiscito, o regime presidencialista foi retomado, e ele governou até ser derrubado por um golpe de estado, que implantou uma ditadura que durou 21 anos.


Na próxima postagem iremos falar do período da ditadura que durou de 1964 até 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...