Quando usamos a letra M e quando usamos a letra N no final das palavras ?
Normalmente em português as palavras terminam com a letra M, mas existem palavras que terminam na letra N.
Embora seja habitual o uso da consoante m no final das palavras, existem algumas palavras terminadas em n no português. São maioritariamente palavras paroxítonas acentuadas ou estrangeirismos.
Palavras terminadas em N
abdômen;
albúmen;
ânion;
cânon;
cartoon;
cátion;
cólon;
dólmen;éden;
elétron;
espécimen;
gérmen;
gin;
glúten;
hífen;
hímen; líquen;
nêutron;
plâncton;
pólen;
próton;
sêmen;
van
Portanto, algumas palavras terminam com "n" porque a terminação é etimológica, ou seja, elas foram incorporadas à língua portuguesa por via erudita e não sofreram alterações fonéticas significativas, mantendo o "n" do idioma de origem (como em hífen, hímen, sêmen).
Essas palavras são consideradas graves e geralmente precisam de acento na terminação, já que são paroxítonas terminadas em "n".
Etimologia: A razão principal é que a palavra entrou para o português mais tarde, através do latim e grego, sem as mudanças que outras palavras sofreram ao longo do tempo.
Exemplos:
Exemplos comuns incluem abdômen, cólon, glúten, pólen e sêmen.
Acentuação: A maioria dessas palavras é uma paroxítona (a sílaba tônica é a penúltima) e, por isso, recebe acento gráfico quando terminam em "n", como em hífen e abdômen.
Pronúncia: A consoante "n" nessas palavras é pronunciada de forma clara, como em neve ou nada, e não de maneira nasalizada antes de uma vogal ou no final da sílaba.
Em português europeu a situação é diferente.
Neste, essas palavras não têm terminação anasalada.
Não poderiam ser escritas com -m em vez de -n porque isso mudaria a sua pronúncia.
Talvez a razão para começarem a ser escritas assim seja distinta; mas hoje em dia não são uniformizadas para -m por questões fonéticas.
Exemplos:
hí.fen e sé.men e có.lon mas com.prem e ta.pem e ta.pam e co.mam e a.bri.ram e a.bri.rão IPA: ˈi.fɨn i ˈsɛ.mɨn i ˈkɔ.ɫun mɐʃ ˈkõ.pɾɐ̃j i ˈta.pɐ̃j i ˈta.pɐ̃w i ˈko.mɐ̃w i ɐ.ˈbɾi.ɾɐ̃w i ɐ.bɾi.ˈɾɐ̃w
Fontes:
wikipedia.org
portuguese.stackexchange.com
normaculta.com.br
ciberduvidas.iscte-iul.pt
reddit.com
google.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário