Galileu Galilei (1564-1642) foi um matemático, físico, astrônomo e filósofo italiano. Fundamentou cientificamente a Teoria Heliocêntrica de Copérnico. Desmitificou lendas, estabeleceu princípios e causou uma renovação na história da Ciência.
Galileu Galilei nasceu na cidade de Pisa, Itália, no dia 15 de fevereiro de 1564. Era filho de Vincenzo Galilei, um comerciante de lã, e de Giulia Amnannati. Ainda criança, Galileu revelou capacidades raras. Interessado em artes, realizou excelentes pinturas e, com grande habilidade manual fabricava brinquedos e engenhocas. Tocava órgão e cítara. Estimulado pelo pai, entrou na Universidade de Pisa, para estudar Medicina.
Aos 20 anos fez sua primeira descoberta científica. Conta-se que ao observar o movimento oscilatório do lustre da catedral de Pisa, enquanto contava as próprias pulações, constatou que o movimento do pêndulo era periódico e que as pequenas oscilações eram regulares.
Galileu concluiu que: um pêndulo de determinado comprimento leva o mesmo tempo para fazer o mesmo número de oscilações, independente da amplitude da oscilação. Essa experiência foi uma antevisão dos relógios de parede, que só muito depois seriam construídos. Foi o ponto de partida para algumas de suas importantes pesquisas.
Em 1581, Galileu foi matriculado na Universidade de Pisa para se formar em Medicina. No entanto, ao longo do curso, Galileu foi demonstrando menos interesse pela Medicina e mais pela Matemática. Um acontecimento marcante em sua trajetória universitária foi observar um candelabro que balançava de um lado ao outro por conta da força do vento.
Ele observou o fenômeno, o replicou em sua casa e identificou a lei do pêndulo, descobrindo que um pêndulo leva a mesma quantidade de tempo para balançar entre os dois lados. O interesse de Galileu pela Matemática foi reforçada quando ele assistiu, por engano, uma aula de Ostilio Ricci, um professor da Universidade de Pisa.
O pai de Galileu não concordava com o envolvimento de seu filho com a Matemática, mas acabou sendo convencido e o autorizou a estudar o que ele queria. Galileu Galilei passou a estudar com Ostilio Ricci, demonstrando ser um excelente aluno. No entanto, ele não finalizou o curso e abandonou a universidade em 1585.
Galileu foi casado com Marina Gamba e com ela teve três filhos (Maria Celeste, Lívia e Vincenzo).
Em 1638, em função de vários problemas oculares (glaucoma, catarata e inflamação ocular), Galileu perdeu a visão nos dois olhos.
Galileu faleceu em 8 de janeiro de 1642, aos 77 anos, na cidade italiana de Arcetri.
Descobertas, ideias e principais estudos.
Galileu foi o primeiro a contestar as afirmações de Aristóteles, que, até aquele momento, havia sido o único a fazer descobertas sobre a Física. Neste período ele fez a balança hidrostática, que, posteriormente, deu origem ao relógio de pêndulo. A partir da informação da construção do primeiro telescópio, na Holanda, ele construiu a primeira luneta astronômica e, com ela, pôde observar a composição estelar da Via Látea, os satélites de Júpiter, as manchas do Sol e as fases de Vênus. Esses achados astronômicos foram relatados ao mundo através do livro Sidereus Nuntius (Mensageiro das Estrelas), em 1610. Foi através da observação das fases de Vênus, que Galileu passou a enxergar embasamento na visão de Copérnico (Heliocêntrico – O Sol como centro do Universo) e não na de Aristóteles, onde a Terra era vista como o centro do Universo.
Fontes:
ebiografia.com
mundoeducacao.uol.com.br
google.com
google.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário