sexta-feira, 21 de novembro de 2025

“Would a rose by any other name still smell as sweet”?

Teria a rosa ainda um cheiro doce, se tivesse um outro nome ?


Em Romeu e Julieta (Ato 2, cena 2) Julieta diz:






Tis but thy name that is my enemy;
Thou art thyself, though not a Montague.
What’s Montague? It is nor hand, nor foot,
Nor arm, nor face, nor any other part
Belonging to a man. O, be some other name!
What’s in a name? That which we call a rose
By any other name would smell as sweet;
So Romeo would, were he not Romeo call’d,
Retain that dear perfection which he owes
Without that title. Romeo, doff thy name,
And for that name which is no part of thee
Take all myself.

É apenas o teu nome que me é inimigo;
Tu és tu mesmo, embora não sejas um Montéquio.
O que é um Montéquio? Não é mão, nem pé,
nem braço, nem rosto, nem qualquer outra parte
que pertença a um homem. Oh, tenha outro nome!
O que há num nome? Aquilo a que chamamos rosa,
com qualquer outro nome, teria o mesmo perfume;
assim também Romeu, se não fosse chamado Romeu,
conservaria a querida perfeição que lhe é devida,
sem esse título. Romeu, abandona o teu nome,
e por esse nome que não te pertence,
toma-me a mim mesmo.


Capuletos (família de Julieta) e Montecchios (família de Romeu) se odiavam; mas Julieta se apaixona por Romeu e não por seu nome: “what’s in a name? That which we call a rose by any other word would smell as sweet”, declara Shakespeare. A paixão não vê aparências, mas almas; não vê embalagens, mas corpos; que bastam. Mas a razão é de natureza fria e calculista e se apraz em ver as diferenças. A filologia não confirma o arrebatamento juvenil pelo primeiro namorado: nomes têm pesos e valores, história e densidade, não são atributos acessórios, mas contém as próprias coisas, que são incognoscíveis em si mesmas, sendo só percebidas pelos seus atributos. Nomes surgem freqüentemente de operações analógicas, que podem ser benéficas ou não; extraídos de seus contextos originais podem ganhar sobrevida ou serem irremediavelmente distorcidos, obtendo certa fama que se confunde com uma pretensa validade universal. Retrofit, reciclagem, requalificação, rearquitetura, revitalização são nomes, acessórios para definir um assunto que sequer é novo, e que foi introduzido no vocabulário dos arquitetos modernos e contemporâneos quando passam a lidar com a já então provecta palavra “restauro”; acessórios para entender o cerne do assunto: as muitas e variadas transformações que as arquiteturas podem sofrer, pelo desgaste dos tempos, pelas mudanças dos usos, pelas necessidades sempre cambiantes das sociedades. Acrescentadas ao vocabulário arquitetônico corrente, as muitas palavras começadas por “re” sugerem que as situações por elas expressas sejam de complexa classificação, e as palavras que as nomeiam sejam precisas e ajustadas; ou ao contrário, talvez a variedade indique que todas sirvam, a cada vez e alternadamente; mas embora pareçam semelhantes são diferentes; e embora substancialmente sejam a mesma coisa as nuances podem ser esclarecedoras, se forem exploradas adequadamente, e não de maneira vaga. 


Dante Alighiere em sua obra a Divina Comédia cita as duas famílias, como exemplo de como as desavenças familiares podem arruinar um amor verdadeiro.




Dante utiliza a menção das famílias para ilustrar a situação caótica e as lutas políticas internas na Itália medieval, especificamente em cidades como Florença e Verona. A referência não faz parte de uma narrativa romântica como na peça de Shakespeare, mas sim um lamento sobre as divisões e a falta de paz na região.
A citação exata (em tradução livre) é parte de um apelo de Dante a uma figura:

"Vinde ver os Montecchi e Cappelletti, / Monaldi e Filippeschi, homens sem cuidado! / Estes já tristes, e estes com medo curvados!".


Neste contexto, Dante lamenta as rivalidades que causavam dor e medo nas cidades italianas. Shakespeare, ao escrever Romeu e Julieta séculos depois, inspirou-se nesta e em outras tradições populares italianas já existentes para criar sua famosa tragédia romântica, dando-lhes o brilho eterno que as tornou mundialmente conhecidas.



Fontes:

quora.com
nosweatshakespeare.com
reddit.com
wikipedia.org
google.com
docomomobrasil.com


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