terça-feira, 7 de março de 2023



Pantomima (do grego antigo παντόμῑμος, transl. pantómīmos: literalmente 'que imita em tudo') é um teatro gestual que faz o menor uso possível de palavras e o maior uso de gestos através da mímica. É a arte de narrar com o corpo. É uma modalidade cênica que se diferencia da expressão corporal e da dança, basicamente é a arte objetiva da mímica, é um excelente artifício para comediantes, cômicos, palhaços, atores, bailarinos, enfim, os intérpretes.






Pode-se dizer que a pantomima é tão antiga quanto a dramaturgia, e ambas têm a mesma origem: Grécia Antiga. Foram encontrados indícios de pantomima também em rituais religiosos sumérios, hindus e egípcios, além dos gregos, há mais de cinco mil anos. 




O imperador romano Augusto promoveu os pantomímicos. Os festivais realizados no Palácio dos Esportes eram assistidos por 40.000 pessoas. Muito foi escrito sobre esse apogeu da pantomima. O poeta Lívio Andrônico é considerado o primeiro one-man-show da história do teatro.


Lívio Andrônico






 Foi inventor da pantomima romana. Ele fez a ponte entre a pantomima grega e a latina. Também vale reportar a citação de Cícero sobre a interpretação de dois grandes pantomímicos romanos, Bathylle e Pylade, quando apresentaram suas versões para a tragédia grega Prometeu, de Ésquilo, - Como se existisse uma língua em cada ponta de seus dedos. Essa foi a pantomima clássica.




O artista que se dedica à pantomima enquanto atuação cênica é conhecido como mimo. Seu ponto de atuação consiste em não fazer uso da linguagem oral durante sua atuação. Alguns mimos conseguem abster-se de produzir qualquer tipo de som.

Os mimos geralmente atuam de forma individual, ou seja, não costumam participar de espetáculos com vários artistas, limitando-se a imitar pessoas ou coisas com a sua mímica.

Durante suas apresentações, a intenção é expressar-se ao máximo apenas utilizando os gestos. Entretanto, ainda que o foco das apresentações de pantomima não sejam as falas, os espetáculos podem incluir números musicais e até mesmo o canto.




Expressão corporal

Lista de alguns exemplos de expressão corporal utilizados na pantomima.Sinal de franqueza: Mãos espalmadas para cima, pode vir com braços abertos;
Sinal de autoridade: Mãos espalmadas para baixo, ou dedo apontado;
Em desacordo ou insegurança: Braços cruzados ou coçar/bater na cabeça ou pernas cruzadas;
Atitude hostil: Braços cruzados fortemente com punhos cerrados;
Resistente: Braços cruzados com as mãos agarrando os braços;
Confiante, porém defensivo: Braços cruzados com os polegares para cima;
Nervosismo: mexendo no punho da camiseta, na bolsa, no relógio, enfim, em algum lugar que possa formar uma barreira entre o mundo exterior e o pantomímico;
Pessoa aberta: Braços paralelos apontando para frente;
Pessoa fechada: braços sobrepostos, cruzando-se, criando uma barreira;
Pessoa tomando decisão: Alisar o queixo;
Pessoa neutra: pernas (em pé ou sentado) em posição de sentido, retas e juntas;
Homem dominador: Pernas abertas;
Pessoa emocionalmente retirada (“no mundo da lua”): Pernas e braços cruzados ao mesmo tempo;
Homem competitivo: Pernas cruzadas com os tornozelos sobre o joelho;
Pessoa reprimida: tornozelos trançados (homem com joelhos afastados, mulheres com joelhos abertos);
Preparado para uma atitude ofensiva ou de ataque: Mãos sobre a cintura;
Se achando “o macho”: Postura de cowboy, isso é, polegares enfiados no cinto, ou no alto dos bolsos;
Controlador ou manipulador: Montar na cadeira, isso é, virar a cadeira, sentar e manter as costas da cadeira na sua frente, apoiando o braço. Sentar ao contrário;
Confiante, pessoa que acha que tem o segredo do sucesso: Catapulta, ou seja, mãos na nuca da cabeça, sentado com as pernas cruzadas com o tornozelo sobre o joelho;
A postos: sentado, inclinar-se para frente com as mãos no joelhos;
Fumante confiante, superior, positivo: Baforada para cima;
Fumante negativo, reservado, desconfiado: Baforada para baixo;
Pessoa que usa óculos e quer ganhar tempo: Um braço da armação na boca;
Pessoa intimidadora que usa óculos: Olhar por cima dos óculos.






Na  era do cinema mudo os atores se faziam interpretar através da pantomima, um dos ícones foi o personagem Carlito de Charles Chaplin.

Tempos modernos 1936




Além Stan Laurel e Oliver Hardy, o gordo e o magro.







O herói do navio - 1927






Fontes:

wikipedia.org
google.com
significados.com.br
youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...