quarta-feira, 2 de maio de 2018

Olá, pessoal !



Hoje vamos falar dos modos verbais Indicativo e Subjuntivo. 


Quando dizemos modo Indicativo, estamos nos referindo a um fato certo, real, seja no Pretérito, no Presente ou no Futuro.

Ex: Eu vou ( estou afirmando um fato concreto)
Eu fiz ( mostra um fato concreto, real).


Já no modo subjuntivo, encaramos uma situação incerta, duvidosa

Ex: Que eu faça
Se tu fizesse.

Notem nos exemplo acima, uma incerteza nas ações do sujeito.

O indicativo é conjugado no modo:

Presente - Eu vou
No pretérito que se divide em Perfeito - algo que ocorreu no passado, com a ação terminada

Eu fui

Pretérito Imperfeito - algo que ocorreu no passado, mas que a ação ainda não terminou.
Eu esperava ( Notem que a ação se passa no passado, mas não se findou ainda)

Pretérito mais que perfeito - indica uma ação que ocorreu antes de uma outra já passada.

Ex: Eu tivera (Notem que ação se passa antes do passado.

Temos o modo presente, que se divide em:

Futuro do Presente
Eu irei

Futuro do pretérito
Eu iria

No subjuntivo temos o tempo:

Presente - Que eu esteja

Pretérito - Se eu estivesse


Futuro - Quando eu estiver




Fontes:

Gramática do Português Contemporâneo - Cunha, Celso





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...