terça-feira, 15 de maio de 2018

Olá, pessoal !


Hoje vamos falar do tratado de Latrão.



Na Idade Média, a Igreja Católica era referência de poder maior. Em 756, os cristãos receberam um grande território no centro da Itália dado por Pepino, o rei dos francos. Surgindo assim os Estados Papais, os quais, eram estados independentes sob a autoridade dos Papas, e cuja capital era Roma. O poder dos católicos vigorou até 1870.

Resultado de imagem para Pepino rei dos francos

Pepino - rei dos francos


Quando as tropas do rei Vitor Emanuel II invadiram Roma, em 1870, incorporaram parte do território que era da Igreja Católica.
Resultado de imagem para vítor emanuel ii da itália

Vitor Emanuel II

No ano seguinte, o monarca ofereceu ao Papa Pio IX uma indenização e a garantir de sua permanência como Chefe do Estado do Vaticano.

Resultado de imagem para papa pio ix
                                              Papa Pio IX


No entanto, o papa não se satisfez com a proposta e se declarou refém do poder laico, dando início a um problema diplomático chamado de Questão Romana. Esta se refere à disputa territorial que envolveu o papado e o governo italiano. A querela se desenvolveu por décadas. A Itália deixou de ser uma monarquia e se tornou uma república. A situação permaneceu a mesma até que o ditador Benito Mussolini resolveu dialogar com as lideranças da Igreja para chegaram a um acordo.

No dia 11 de fevereiro de 1929, Mussolini e o cardeal Pietro Gasparri assinaram um acordo denominado Tratado de São João de Latrão, simplesmente conhecido por Tratado de Latrão. O acordo criou um novo Estado, o Vaticano, que é o menor em extensão territorial do mundo, dotado de apenas um quilometro quadrado. Porém é soberano, neutro e inviolável e governado pelo papa. Para aceitar o reconhecimento do novo Estado, a Igreja Católica abriu mão dos territórios que possuía desde a Idade Média e reconheceu Roma como a legítima capital da Itália, além de não opinar em questões de política no Estado Fascista de Benito Mussolini.



Resultado de imagem para Mussolini e cardeal Pietro Gasparri


O Tratado de Latrão deu completa autonomia ao Vaticano e o poder de Chefe de Estado ao papa. Em função do território perdido, o Vaticano recebeu ainda uma significativa indenização. 


Resultado de imagem para Vaticano
                                                  Vaticano


A Igreja Católica gozou do reconhecimento de religião oficial da Itália, o que resultou na instituição do ensino confessional obrigatório, na validade civil dos casamentos religiosos, na proibição do divórcio e outras vantagens dadas ao clero. Mas essa relação foi abalada anos mais tarde, 1978, quando a Itália se tornou um Estado laico, o que derrubou várias normas de cunho religioso. Assim, estabeleceu-se uma situação de desconforto entre as duas partes e o Tratado de Latrão foi revisto em 1984. O Vaticano manteve sua soberania, mas o ensino religioso obrigatório, por exemplo, foi definitivamente abolido. 


Fontes:
infoescola.com.br
google.com.br
colegioweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...