Olá, pessoal !
Vamos falar hoje do Império Otomano.
Seu nome é derivado de um de seus mais importantes líderes, Osman I (ou Otman I), o fundador da Dinastia Otomana, que governaria este complexo, poderoso e diverso estado a partir de várias capitais, sendo a primeira Söğüt, depois Bursa, Edime e finalmente a histórica Constantinopla, cuja conquista em 1453 marca o fim da Idade Média e início da Moderna.
Otman I
O Império Otomano foi um importante estado que durou de 1299 a 1922, e que compreendia vastos territórios no norte da África, sudeste da Europa e Oriente Médio. Estabelecido por um ramo dos vários povos turcos que migraram para a península da Anatólia (onde hoje existe o moderno estado da Turquia), o Império Otomano é considerada a última potência global do mundo islâmico até os dias atuais.
Ele começou a nascer no século 11, quando tribos turcas nômades se fixaram na Anatólia, região que hoje é parte da Turquia. Tais tribos ajudaram a difundir a religião muçulmana em terras que até então estavam sob o domínio de outro império, o Bizantino.
“A Igreja Ortodoxa cristã, que predominava nas terras bizantinas, foi mantida. Os judeus perseguidos pelos cristãos na península Ibérica também encontraram refúgio nos territórios otomanos”, diz a historiadora Giulia Crippa, da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto (SP). O império começou a decair no século 17. As atividades econômicas dos povos conquistados eram conduzidas por iniciativa deles próprios, o que fez com que a economia geral do império fosse se desintegrando lentamente. A instabilidade política aumentava cada vez mais até que, em 1909, o sultão – como eram chamados os líderes otomanos – Abdul Hamid II foi deposto por uma rebelião. Essa mudança deu início à modernização do império, bastante influenciada pela Alemanha, ao lado de quem os turcos lutaram na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A derrota no confronto tumultuou ainda mais o já dilacerado império, que foi abolido pouco depois, em 1923, quando foi proclamada a República da Turquia.
O Império se desintegrou porque aliou-se à Alemanha , que perdeu a Guerra em 1918, levando junto o Império Otomano.
O ultimo Sultão Mehemed VI abdicou e foi implantada a República, sob controle do Exército, hoje a Turquia continua sendo um País chave no Oriente Médio, por coincidência hoje foi vitorioso na eleição para a Presidência o primeiro-ministro Erdogal, personalidade política mais marcante dos últimos 50 anos na Turquia, um País próspero e geopoliticamente forte na região mais conturbada do planeta, fazendo fronteira com dois cenários convulsos, a Rússia e a Síria.
Recep Tayyip Erdoğan - presidente da Turquia
Acima o Palacio Topkapi, a Sublime Porta, residência do Sultão de Constantinopla.
Fontes:
infoescola.com
mundoestranho.abril.com.br
jornalggn.com.br
google.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário