domingo, 27 de maio de 2018

Olá, pessoal !


Vamos falar hoje do Império Otomano.




Seu nome é derivado de um de seus mais importantes líderes, Osman I (ou Otman I), o fundador da Dinastia Otomana, que governaria este complexo, poderoso e diverso estado a partir de várias capitais, sendo a primeira Söğüt, depois Bursa, Edime e finalmente a histórica Constantinopla, cuja conquista em 1453 marca o fim da Idade Média e início da Moderna.


Resultado de imagem para osman I ou ottoman I
                                                 
                                               Otman I

                      
Resultado de imagem para império otomano




O Império Otomano foi um importante estado que durou de 1299 a 1922, e que compreendia vastos territórios no norte da África, sudeste da Europa e Oriente Médio. Estabelecido por um ramo dos vários povos turcos que migraram para a península da Anatólia (onde hoje existe o moderno estado da Turquia), o Império Otomano é considerada a última potência global do mundo islâmico até os dias atuais.


Resultado de imagem para império otomano

Ele começou a nascer no século 11, quando tribos turcas nômades se fixaram na Anatólia, região que hoje é parte da Turquia. Tais tribos ajudaram a difundir a religião muçulmana em terras que até então estavam sob o domínio de outro império, o Bizantino.


Resultado de imagem para Império otomano fotos

“A Igreja Ortodoxa cristã, que predominava nas terras bizantinas, foi mantida. Os judeus perseguidos pelos cristãos na península Ibérica também encontraram refúgio nos territórios otomanos”, diz a historiadora Giulia Crippa, da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto (SP). O império começou a decair no século 17. As atividades econômicas dos povos conquistados eram conduzidas por iniciativa deles próprios, o que fez com que a economia geral do império fosse se desintegrando lentamente. A instabilidade política aumentava cada vez mais até que, em 1909, o sultão – como eram chamados os líderes otomanos – Abdul Hamid II foi deposto por uma rebelião. Essa mudança deu início à modernização do império, bastante influenciada pela Alemanha, ao lado de quem os turcos lutaram na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A derrota no confronto tumultuou ainda mais o já dilacerado império, que foi abolido pouco depois, em 1923, quando foi proclamada a República da Turquia.





O Império se desintegrou porque aliou-se à Alemanha , que perdeu a Guerra em 1918, levando junto o Império Otomano.
O ultimo Sultão Mehemed VI abdicou e foi implantada a República, sob controle do Exército, hoje a Turquia continua sendo um País chave no Oriente Médio, por coincidência hoje foi vitorioso na eleição para a Presidência o primeiro-ministro Erdogal,  personalidade política mais marcante dos últimos 50 anos na Turquia, um País próspero e geopoliticamente forte na região mais conturbada do planeta, fazendo fronteira com dois cenários convulsos, a Rússia e a Síria.

Resultado de imagem para presidente Erdogan
Recep Tayyip Erdoğan - presidente da Turquia


Acima o Palacio Topkapi, a Sublime Porta, residência do Sultão de Constantinopla.



Fontes:

infoescola.com
mundoestranho.abril.com.br
jornalggn.com.br
google.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...