Morreu hoje em São Paulo o jornalista e empresário J.Havilla.
José Havilla nasceu São José do Rio Preto em São Paulo em 11 de junho de 1943, e faleceu hoje no Hospital Sírio Libanês na cidade de São Paulo.
Em 1972, cobrindo a final do Campeonato Paulista com a vitória do Palmeiras seu time de coração
Começou a carreira como repórter de campo pela rádio Rio Preto em 1958, passando pela Rádio Independência AM em 1963, e foi contratado pela Rádio Bandeirantes em 1967.
Tornou-se empresário, dono da Trafic, empresa de marketing esportivo, e mais tarde com venda de direitos de transmissão de torneios e Copa de Mundo.
Entrevistando Pelé
Estava envolvido no escândalo da F.I.F.A junto à COMEBOL e a CBF, e ficou preso nos EUA por algum tempo, até fazer um acordo de delação.
Segundo o jornalista Luís Nassif do site GGN ele tinha estreitas relações com a TV Globo e os contratos de transmissão de futebol:
"Ao noticiar o escândalo de corrupção internacional de subornos no futebol que levou à prisão do ex-presidente da CBF, José Maria Marin, o Jornal Nacional da TV Globo omitiu informações relevantes ao telespectador.
A começar pelo fato de J. Hawilla ter sido diretor de esportes da própria Rede Globo em São Paulo – tendo sido antes repórter de campo – e já nessa época, começou paralelamente a comercializar placas de publicidade em estádios. Ali nascia o empresário com forte ligação com a emissora.
Em 2003 J. Hawilla fundou a TV TEM, sigla de Traffic Entertainment and Marketing, que forma uma cadeia de TVs afiliadas da Rede Globo no interior de São Paulo. As TVs de Hawilla cobrem quase metade do estado de São Paulo: 318 municípios e 7,8 milhões de habitantes, alcançando 49% do interior paulista. Entre as cidades cobertas estão, São José do Rio Preto, Bauru, Sorocaba e Jundiaí.
A dobradinha Hawilla-Globo não para por ai. Foi também do Grupo Globo que o empresário comprou, em 2009, o Diário de São Paulo. Ele já era dono da Rede Bom Dia, de jornais em cidades da área coberta pela TV TEM.
Faltou também o JN noticiar que, os negócios da Globo com Hawilla que fazem parte da programação nacional da emissora. A produtora TV 7, que é da Traffic, faz os programas Auto Esporte e o Pequenas Empresas, Grandes Negócios, apresentados na Globo aos domingos, já há alguns anos.
Mas o que ninguém sabe e nem a Globo conta é que J. Hawilla é sócio de Paulo Daudt Marinho, filho e herdeiro de João Roberto Marinho, na TV TEM de São José do Rio Preto (SP)."
Ele foi internado na segunda-feira por problemas respiratórios, deixa esposa e três filhos.
Fontes:
wikipedia.org
g1.globo.com
jornalggn.com.br
google.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário