domingo, 5 de novembro de 2017

Olá, pessoal !

No último dia 31 de Outubro, fez 500 anos da Reforma Protestante de Martinho Lutero, que abalou os alicerces da Igreja Católica no século XVI.


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Lutero fixando na porta da Igreja Wittenbergu suas 95 teses (31/10/1517)



Martinho Lutero (Martin Luther), foi um monge agostiniano, que se insurgiu contra diversos dogmas do catolicismo romano, dentre eles a troca do perdão divino pelas indulgências.

A indulgência do latim indulgentia por indulgeo (para ser gentil), era a remissão dos pecados pela confissão e arrependimento desses.

Essa prática, no entanto, desvirtuou-se completamente, quando essas indulgências eram trocadas por favores monetários para a Igreja e seus representantes, como o frade dominicano Johann Tetzel.

Contra a isso Lutero lançou suas 95 teses, que dispunham sobre um novo ordenamento da fé católica e sobre a conduta dos crentes, tanto clérigos como laicos.

Na número cinco, por exemplo ele diz:

5 - "Papa non vult nee potest, ullas poenas remittere; praeter eas, quas arbítrio uel fuo uel canonum imposuir"

5 -  O papa não quer nem pode dispensar de quaisquer penas senão daquelas que impôs por decisão própria ou dos cânones.

27 - "Hominem predicant, qui dicunt, quod ubi primum sonantes ibat, nummo in buxum et fugit de anima [purgatorii ad cælum]."

Pregam doutrina humana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu].

28 - "Certum est quod in feriente monetæ in buxum, can proventus lucrum et avaritia; et ex Ecclesiae impetratione obtinentur vero positum nisi per voluntatem Dei."

Certo é que, ao tilintar a moeda na caixa, podem aumentar o lucro e a cobiça; a intercessão da Igreja, porém, depende apenas da vontade de Deus.

Além disso,  Martinho Lutero condenou o celibato dos padres ao se casar com a ex-freira Katharina von Bora em 1525. A união dos dois estabeleceu as bases de uma reforma dentro da Reforma Protestante.

A Reforma protestante foi também uma reforma política.

Huldrych Zwingli, e João Calvino foram seguidores de Lutero, embora Calvino, mais tarde divergisse de algumas de suas ideias.

Os conflitos entre autoridades da Igreja Romana e governantes das monarquias europeias, que reivindicavam para si o poder espiritual e ideológico da Igreja.


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A burguesia capitalista era acusada de "usura" pela Igreja Católica, assim eles se sentiriam mais a vontade com a reforma de Lutero, que se baseava em Romanos 3:28 (Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.)
Outras causa econômicas era o desejo da nobreza de se apossar das riquezas da Igreja Romana e se livrar da tributação papal.
Com a reforma foi possível para essa nobreza expropria as terras da Igreja expulsando e matando os religiosos que viviam nessas posses.
Henrique VIII, rei da Inglaterra, desvinculou-se da Igreja Romana, quando o papa Clemente VII não autorizou a anulação de seu casamento com Catarina de Aragão.
Henrique VIII fundou a própria igreja, Igreja Anglicana, separando-se de Catarina, casando-se com Ana Bolena.


Lutero também era radicalmente contrário a revolta camponesa iniciada em 1524 pelos anabatistas liderados por Thomas Munzer, que provocou a Gerra dos Camponeses.

Lutero defendia que a existência de senhores e servos era da vontade divina.
Certa vez escreveu: "...quem puder que bata, mata ou fira, secreta ou abertamente, relembrando que não há nada mais peçonhento, prejudicial e demoníaco que um rebelde"


Ele mesmo um rebelde pregando a destruição de rebeldes, mostra a hipocrisia e a falta de apego às pregações de Cristo contra a violência e a subjugação de outros homens.

O Adendo foi publicado quando a revolta camponesa já estava no final e os príncipes cometiam atrocidades contra os camponeses derrotados, de modo que o escrito causou grande revolta da opinião pública contra Lutero. Nele, Lutero encorajava os príncipes a castigarem os camponeses até mesmo com a morte.

Essa repercussão negativa obrigou Lutero a pregar um sermão no dia de pentecostes, em 1525, que se tornou o livro "Posicionamento do Dr. Martinho Lutero Sobre o Livrinho Contra os Camponeses Assaltantes e Assassinos", onde o reformador contesta os críticos e reafirma sua posição anterior.

Como ainda havia repercussão negativa, Lutero novamente se posicionou sobre a questão no seu "Carta Aberta a Respeito do Rigoroso Livrinho Contra os Camponeses", onde lamenta e exorta contra a crueldade que estava sendo praticada pelos príncipes, mas reafirma sua posição anterior.

Por fim, a pedido de um amigo, o cavaleiro Assa von Kram Lutero redigiu "Acerca da Questão, Se Também Militares Ocupam uma Função Bem-Aventurada", em 1526, com o propósito de esclarecer questões sobre consciência do cristão em caso de guerra e sua função como militar.

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Até 1536, Lutero era um entusiasta em tentar converter judeus em cristãos como parte da Reforma. Mas diante da dificuldade de fazer com que eles trocassem de religião, publicou em 1543 uma resposta ao fracasso pessoal dele intitulada "Sobre os judeus e suas mentiras".

Trata-se de um documento de 65 mil palavras no qual Lutero não apenas desqualifica judeus, como também incita a perseguição deles, incluindo queimar sinagogas e impor a rabinos o trabalho forçado.


                       Soprano Magdalena Kozõená, regência Sir John Eliot Gardner


Como parte de seu conjunto de reformas, Lutero defendeu mudanças nas missas e celebrações para dar mais espaço às músicas cantadas na Igreja, definindo os corais como parte integrante da experiência espiritual.

A decisão levou a uma evolução dos corais na Alemanha. As famosas cantatas Johan Sebastian Bach (1685-1750) foram extraídas da filosofia de Lutero, ainda que mais de 100 anos depois.

Por ter desafiado a Igreja Católica, Martinho Lutero foi excomungado pelo Papa Leão X. Mas a decisão de expulsá-lo da Igreja Católica não foi suficiente para impedir que as ideias de Lutero ganhassem adeptos.
Em 1519, houve, em Leipzig, uma famosa disputa pública, na qual Lutero expôs mais claramente sua doutrina: só é verdade religiosa aquilo que se pode provar pela Sagrada Escritura (princípio básico do protestantismo). Ele atacou o primado do Papa e desprezou a Tradição e o Magistério da Igreja. Então, em 1520, no dia 15 de junho, o Papa Leão X publicou a Bula Exsurge, que condenava 41 sentenças de Lutero e o ameaçava de excomunhão, caso não se submetesse dentro de 60 dias. Em dezembro desse mesmo ano, o frade queimou a Bula e um livro de Direito Eclesiástico em praça pública. O Papa excomungou formalmente Lutero em 3 de janeiro de 1521.
Lutero, então, convocou seus compatriotas alemães para se unirem a ele em três obras: o “Manifesto à Nobreza Alemã”, no qual exortava os príncipes a assumir a reforma da Cristandade, constituindo uma Igreja alemã independente; o “Cativeiro da Babilônia”, que considerava os sacramentos, regulamentados pela Igreja, como um cativeiro – só ficariam o batismo e a ceia operando pela fé do sujeito; e “A Liberdade Cristã”, que concebe a lgreja como uma comunidade invisível, da qual só fazem parte os que vivem da verdadeira fé.
Em 1521, houve a Dieta de Worms, à qual Lutero compareceu na presença do Imperador Carlos V; recusou retratar-se e foi condenado à morte. Mas Frederico o Sábio escondeu o frade no Castelo de Wartburg, onde ficou dez meses (maio 1521 – março 1522) sob o pseudônimo de “Cavaleiro Jorge”. Começou, então, a tradução da Bíblia para o alemão a partir dos originais; foi completada em 1534. No castelo de Wartburg, Lutero sofreu crises nervosas violentas, que ele considerava como assaltos diabólicos.
Enquanto Lutero estava preso, a agitação crescia em Wittenberg; os clérigos casavam-se; a Missa era substituída pelo rito da Ceia do Senhor, em que se recebiam pão e vinho sem confissão prévia nem jejum eucarístico; as imagens dos santos eram removidas. Em 1525, Lutero casou-se com Catarina de Bora, monja cisterciense apóstata, e teve seus filhos.
Fim da vida de Lutero
Os últimos anos de vida de Lutero foram angustiosos para o reformador: além dos aborrecimentos e das decepções, ele sofria achaques corporais; se alastravam a indisciplina e a procura de interesses particulares nos territórios reformados; os príncipes dominavam as questões religiosas. Lutero depositava suas esperanças num próximo fim de mundo. Em 1543, escreveu ansioso: “Vinde, Senhor Jesus, vinde, que os males ultrapassaram a medida. É preciso que tudo estoure. Amém”. – Finalmente, morreu em 18 de fevereiro de 1546, em sua cidade natal de Eisleben. (D. Estevão Bettencourt)


O Sacro Império Romano-Germânico acabou polarizado entre nacionalistas e religiosos, o que gerou conflitos armados como a Guerra dos Trinta Anos (1618-48). Essas disputas promoveram a fragmentação gradual do império, que acabou com a dissolução formal em 1806.

Pintura mostrando a guerra dos 30 anos
                                                                  Guerra dos trinta anos


Fontes:
wikipedia.org
bbc.com
formacao.cancaonova.com
escolakids.uol.com.br
strangeassembly.com
luteranos.com.br
bibliaonline.com.br
ressureicao.com
youtube.com

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