sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Olá, pessoal !

Hoje vamos falar do livro 1984 do escritor indo-britânico George Orwell.

Eric Arthur Blair, nome verdadeiro de George Orwell, nasceu em 1903 na Índia, império britânico.





Se auto denominava um socialista democrático, sendo um crítico ferrenho aos regimes totalitaristas como o comunismo soviético e o nazi-fascismo da Europa das décadas de trinta e quarenta.

Era crítico também do colonialismo europeu, sendo uma de suas vítimas.

O livro 1984, escrito em 1948 e publicado em 1949. Seu título fez uma analogia ao ano em que foi escrito, invertendo os últimos dois algarismos de 48 para 84.







O livro fala de um mundo pós guerra controlado e vigiado pelo Grande Irmão (Big Brother),
A história se passa no ano de 1984, em um futuro distópico onde o Estado impõe um regime extremamente totalitário para a sociedade, através da vigilância do Grande Irmão, imposta pelo partido (Ingsoc), onde ninguém escapa do seu poder. Assim, o local do romance, Oceania, é dominado pelo medo e pela repressão, pois quem pensava contra o regime era acusado de cometer um crime (no livro, crimideia, ou crime de ideia, na tradução de novilíngua, idioma do futuro).

Alguma coisa em comum com os dias de hoje ?!


No romance, o persongem principal, que representa o contraponto ao regime, é Winston Smith. Logo ele começa a questionar o modo como age o Estado. Winston faz parte do Ministério da Verdade, tendo como função alterar dados para que toda a história, comunicado e documento estivesse de acordo com o que o partido pregava. A crimideia acontecia justamente quando alguma pessoa era denunciada por questionar esses documentos. A punição era aplicada pela Polícia do Pensamento, que eliminava a pessoa. “Crimideia não acarreta a morte: crimideia é a morte.”

O livro marcou não só sua geração por já ter nascido tocando em assuntos polêmicos, mas influenciou vários pensadores, obras e até a cultura pop. Abaixo, listamos as principais curiosidades de 1984:







– O livro possui citações marcantes, como: “Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado”

– Esse romance, apesar de contar a história no futuro, foi inspirado em regimes totalitários das décadas de 1930 e 1940, trazendo uma profunda reflexão e crítica ao fato de cidadãos comuns serem reduzidos a peças para servir o estado, através do controle total. Muito mais do que o nazismo ou stalinismo é possível traçar paralelos com diversas formas de controle do governo e também do mercado sob a sociedade.

Hoje o controle se dá pela mídia e pelas redes sociais.

– Cultura pop: não é novidade que o reality show, Big Brother, foi inspirado no Grande Irmão da ficção, trazendo a mesma ideia para o programa: indivíduos ficam confinados e são vigiados por câmeras 24 horas.resumo de 1984.

– “Orwelliano” virou um termo conhecido para se referir a algo totalitário, opressivo. Por exemplo, aquele país tem políticas “orwellianas“.

– Um exemplo marcante do que vivemos hoje foi que, em 2011, nos EUA, quando o Governo do país queria manter o monitoramento de determinados indivíduos sem mandado, o juiz da Suprema Corte, Stephen Breyer embasou seus questionamentos fazendo claras referências à obra de 1984.

– Atualmente, a sociedade vive sob a vigilância de câmeras de segurança em ruas, lojas e sob as câmeras de celulares, tablets e computadores, algo como as teletelas descritas em 1984 como as TV’s que transmitiam as imagens de propagandas do regime, mas também captavam imagens da audiência.
Indo mais além nessa questão, atualmente, debate-se amplamente sobre a questão da privacidade e vigilância de dados na Internet. Até que ponto redes sociais e buscadores como o Google estão capturando nossos dados de navegação e hábitos na rede para influenciarem nosso comportamento e enviarem conteúdos?





-Em 1974, o cantor David Bowie lançou a canção “1984”, inspirada no romance. Ela está no álbum “Diamond Dogs”.







– A HQ “V de Vingança”, de Alan Moore, que depois teve sua adaptação para o cinema, também foi inspirada em 1984.





– 1984 é o nome de um dos comerciais da Apple mais famosos e polêmicos de todos os tempos. Assista:



O livro é atual, principalmente em grandes cidades do mundo, onde somos vigiados por câmeras, espionados em nossos endereços eletrônicos e publicações, invadidos por "hackers".

Orwell foi acusado de dedurar intelectuais conhecidos como comunistas ou simpatizantes comunistas ao serviço secreto inglês, dentre eles estavam: Kingsley Martin, Paul Robeson, J. B. Priestley, Michael Redgrave, e Charles Chaplin.

A acusação, entretanto, nunca foi confirmada.

Orwell era um socialista  genuíno, que acreditava na democracia como a melhor forma de governo, e uma sociedade solidária, como melhor forma de interação entre as pessoas.

George Orwell morreu em Londres em 21 de janeiro de 1950, de tuberculose, estava com 46 anos.


Fontes:
wikipedia.org
jornalopcao.com.br
blog.poemese.com
youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...