quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Olá, pessoal !

Hoje vamos falar da Panair do Brasil, uma das maiores aberrações da ditadura militar contra uma empresa genuinamente nacional.




Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 1965, 15 h. Um telegrama do Ministério da Aeronáutica chegou aos escritórios da Panair, a maior companhia aérea do país e uma das maiores do mundo. A mensagem era simples e dava conta de que o governo estava cassando seu certificado de operação em razão da condição financeira insustentável da empresa. O telegrama vinha assinado pelo ministro Eduardo Gomes. A Panair não tinha nenhum título protestado nem impostos atrasados, mas o telegrama adiantava que ela não tinha meios para saldar suas dívidas e que estava proibida de voar. Os dias eram assim, também cantava Elis, ou podiam ser assim.  À noite, tropas do Exército invadiram os hangares da Panair e a Varig imediatamente assumiu todas as concessões de linhas aéreas e propriedades da concorrente. E conseguiu fazer isto sem atrasar nenhum voo. Provavelmente, tinha sido alertada sobre os caminhos se abririam para ela naquele grande abril.


A revogação das concessões de linhas aéreas da Panair do Brasil foi decretada pelo Marechal Castelo Branco e a Varig era de propriedade de um aliado do governo militar, Ruben Berta  — nome de bairro em Porto Alegre. De uma tacada, a atitude provocou o desemprego de cerca de 5 mil pessoas, deu à Varig o monopólio dos vôos aéreos internacionais do Brasil e isolou quarenta e três cidades da Amazônia, pois nenhuma outra empresa operava os hidroaviões Catalina, os únicos que alcançavam aquelas localidades. Já a Celma, a subsidiária da Panair que fazia a manutenção das turbinas aeronáuticas civis e militares no Brasil, foi estatizada. 


A Comissão da verdade em seu relatório sobre o caso Panair diz:
“Alguns empresários não compactuaram com a conspiração e o golpe, defenderam a Constituição e foram perseguidos e punidos pelo regime ditatorial, o que deve ser assinalado sob pena de incorrermos em uma generalização equivocada. Um caso exemplar foi o de Mario Wallace Simonsen e Celso da Rocha Miranda, que juntos detinham o controle acionário da Panair do Brasil, a segunda maior empresa privada do país."


O dono da Varig, Rubem Berta, sempre apoiou o golpe militar, e foi beneficiado pelo governo militar com as linhas internacionais da Panair do Brasil.
O fechamento da Panair do Brasilcompanhia aérea que dominou o setor de aviação nacional entre as décadas de 1940 e 1960 e teve a licença de operar retirada pelo regime militar sem aviso prévio, sendo, em seguida, liquidada judicialmente. “Fomos o caso mais emblemático de pessoa jurídica perseguida pela ditadura. Eles não apenas fecharam a Panair de forma arbitrária e violenta, atingindo em cheio milhares de famílias, como fabricaram dados para incriminar seus acionistas e diretores, em atos de perseguição continuada que duraram anos”, destaca o carioca Rodolfo da Rocha Miranda, filho de Celso da Rocha Miranda, que dividia o controle acionário da companhia com o paulista Mario Wallace Simonsen.

Panair do Brasil representava o luxo do serviço de bordo, com seus pratos de porcelana e talheres de prata, sem contar nos espaços das poltronas, inclusive na classe econômica.


Resultado de imagem para panair do Brasil luxo a bordoResultado de imagem para serviço de bordo da panair do Brasil luxo a bordo


Isso nos mostra o quanto o governo que alardeava que viria para salvar o Brasil, destruiu uma de suas maiores empresas. Isso deixa claro que interesses alheios ao que seria o melhor para o Brasil sempre existiram, sendo uma ingenuidade achar que agora, as coisas pioraram.
Agora, existe liberdade de informação, e isso é uma grande diferença daquela época.



Resultado de imagem para luxo da panair do Brasil

A História sempre se repete, nós é que não aprendemos com ela.
Fontes:

wikipedia.org
youtube.com
epocanegocios.globo.com
sul21.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...