Olá, pessoal !
Hoje vamos falar sobre o Dia da consciência negra.
O dia da consciência negra é comemorado em 20 de novembro em homenagem a Zumbi dos Palmares e o dia de sua morte em 20 de novembro de 1695, através da Lei 10.519 de 10 de novembro de 2011.
Zumbi dos Palmares foi o último líder do Quilombo dos Palmares, sobrinho do lendário Ganga Zumba, foi aprisionado pela expedição de Brás Rocha Cardoso e quando tinha seis anos e dado como guarda para o padre Antônio Melo.
Teve uma educação esmerada e aos 10 anos de idade já era fluente em português e latim.
Fugiu aos quinze anos, voltando ao Quilombo dos Palmares. Aos 25 anos desafiou seu tio, Ganga Zumba e assumiu a liderança do Quilombo.
Sua qualificações militares impuseram respeito nos outros quilombolas.
Foi morto pela expedição de Domingos Jorge Velho, quando tinha 40 anos.
Sua cabeça foi cortada e exposta em praça pública.
A data tem o intuito de fazer a reflexão da importância dos negro em nossa sociedade.
Particularmente, acho que quando é necessário um dia para salientar a importância de algum segmento à sociedade, é que não se dá muita importância a esse segmento, ou se pretende de alguma forma "compensar" esse segmento por alguma falha cometida, ou mesmo pela discriminação que esse segmento continua a sofrer.
A presença do negro na sociedade e cultura brasileira é muito marcante e muito importante, e independente da cor da pele a contribuição da raça negra para construção do Brasil é inegável.
O dia em que o ser humano se preocupar menos com a questão racial, étnica, social e ideológica e se preocupar mais com a humanidade de cada pessoa, viveremos num mundo melhor.
Fontes:
wikipedia.org
iped.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário