Olá, pessoal!
Hoje vamos falar de Fenomenologia.
O que é fenomenologia ?
A palavra fenômeno significa aquilo que se apresenta para nós, aquilo que se mostra, principalmente pelos sentidos
Logia é uma palavra grega que significa estudo, reflexão.
Logo fenomenologia é o estudo ou a reflexão dos fatos que nos é apresentado.
Hoje vamos falar de Fenomenologia.
O que é fenomenologia ?
A palavra fenomenologia surgiu a partir do grego phainesthai, que significa "aquilo que se apresenta ou que se mostra", e logos é um sufixo que quer dizer "explicação" ou "estudo"
Logia é uma palavra grega que significa estudo, reflexão.
Logo fenomenologia é o estudo ou a reflexão dos fatos que nos é apresentado.
O conceito da fenomenologia foi criado pelo filósofo Edmund Husserl (1859-1938), que também trabalhava como matemático, cientista, pesquisador e professor das faculdades de Göttingen e Freiburg im Breisgau, na Alemanha.
A grande questão abrangida pelo estudo da fenomenologia é a relação do ser humano com o mundo, sua percepção, buscando o sentido das coisas.
Perguntas como : O que é o ser humano ?
Como se mostra ?
Como conhecê-lo ?
São perguntas feitas pelo filósofo alemão Edmund Husserl (1859-1938)
A concepção de fenomenologia que utilizamos hoje foi criada pelo filosofo Edmund Husserl, que foi matemático e buscou a psicologia para ajudá-lo a responder o que é o número e o que constitui? Descobriu que a psicologia não responderia as suas questões porque a psicologia era um campo vasto, novo, impactante, mas que estava com dificuldades de fundamentar a si mesma como ciência. Da psicologia, Husserl descobre um conceito central importante para a filosofia fenomenológica, que é o conceito da intencionalidade da consciência”.
Partimos do princípio que tudo que sentimos podemos demonstrar de alguma forma, nem sempre pela fala, mas também por outras expressões, às vezes, só exteriorizadas pelo processo psicoterapêutico.
A psicoterapia moderna começou a ser praticada na forma da psicanálise. Freud, médico neurologista, traz sua influência médica para seu método e buscando, pelo menos no início, a cura das neuroses através da fala.
Paralelo à psicanálise, desenvolvia-se o Behaviorismo, criado por Watson e desenvolvido por Skinner. O behaviorismo se caracterizou pelo estudo do ser humano através do seu comportamento. Então, enquanto a psicanálise buscava entender o homem pela via do inconsciente, o behaviorismo o buscava por meio de comportamentos e, logo, começou a ensaiar sua prática clínica.
No mesmo período, surgem as filosofias fenomenológicas e existenciais. Primeiro, Husserl propunha a volta ao fenômeno como ele aparece e, depois, Heidegger que busca aplicar a fenomenologia à existência. Influenciado pela fenomenologia, surge, no século XX, o movimento existencialista na Europa, tendo como grandes expoentes Sartre e Camus, que enfatizavam a liberdade, angústia e o absurdo da existência humana.
"Não tenhas medo de confrontos. Até mesmo os planetas se chocam no céu, nascendo novas estrelas.”
As psicoterapias de base fenomenológicas, humanistas e existenciais buscam entender o homem através de si mesmo, das suas angústias, sentimentos, motivações e sentidos que atribuem a sua vida. Trazem, no cerne de sua filosofia, a ideia de um homem construtor de sua história dentro de suas possibilidades e nunca determinado a priori.
"Quero fazer algo de especial. Todo ano alguém ganha o título. Eu quero ir além disso."
A Fenomenologia e a atitude de Solidariedade
Solidariedade é uma atitude de reconhecimento de vivenciar a empatia e ao movimento de pertencer a uma visão de homem e de mundo. Ser solidário é pertencer ao mesmo conjunto e partilhar conseqüentemente, quer se queira, quer não, quer se saiba, quer não, a mesma história vivida.
Solidariedade é como se fosse um corpo sólido, em que todas as partes se sustentam e promovem a força e coesão, de uma interdependência, de uma comunidade de interesses e propósitos para um bem querer comum.
"Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las”
O estudo da fenomenologia é assim uma releitura da vida, pois o mundo nem sempre é o que esperamos que ele seja, mas o que ele realmente é; portanto temos de vive-lo do jeito que ele se apresenta, e procurar sempre adicionar algo de nós a nossa existência finita, fazendo com que alguma coisa do que fomos se eternize.
Fontes:
psicoethos.com.br
significados.com.br
psicologado.com
revistadepsicologia.com.br
pt.slideshare.net/Psicorientacao/frases-de-psicologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário