quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Olá, pessoal !

Hoje vamos falar da peça "Assim é se lhe parece"(cosi è, se vi pare), do dramaturgo e escritor italiano Luigi Pirandello (28.06.1867-10/12/1936).


Resultado de imagem para luigi pirandello



É uma comédia, onde o autor questiona a verdade. Será ela a que vemos ou aquela que os outros vêm de nós mesmos ?

É comum nas pessoas projetar suas vidas baseadas nas verdades que conhecem, ou que gostariam que fossem verdades.

Quando nos olhamos no espelho, geralmente, enxergamos aquilo que queremos ver de nós mesmos.

A peça foi escrita em 1917, estava em curso, então na Europa, a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).


Resultado de imagem para assim é se lhe parece


A texto fala de uma família que chega a uma cidade no sul da Itália, devido a um terremoto.Onde mora  um importante magistrado da cidade Sr. Agazzi, vai morar a sogra Sra, Frola, e numa casa distante do centro da cidade vão morar os outros membros da família Ponza, o que causa estranheza na população local.

Diversas conjecturas são feitas pelos moradores a partir do fato do genro e sua esposa viverem separados da sogra.

A vida da família se torna um inferno, com a intromissão dos moradores locais em sua vida privada.

Cabe aqui um destaque ao personagem Laudise, que alguns dizem ser um alter ego de Pirandello, que desnuda cada teoria implantada para explicar a separação da família.
Laudise é uma espécie de bufão, mas que se dirige à platéia criticando a moral da burguesia da época, e a busca de uma verdade definitiva,  a vez que a verdade é aquela que se apresenta na hora, podendo mudar no decorrer do tempo, advinda de novos conhecimentos .

O Sr. Ponza diz que a sogra tem problemas mentais e acredita que a segunda mulher dele seja, na verdade, a sua filha, primeira mulher dele, que morreu.

A Sra. Frola, diz, no entanto, que seu genro é que está perturbado e que prende a sua filha por anos em casa, não permitindo que ela sequer se encontre com a mãe.

No final a dúvida permanece, estaria a Sra. Frola realmente louca ? ou o seu genro Sr. Ponza é que estaria fingindo uma verdade que realmente não existia ?

"SIGNORA FROLA Siamo contente di vivere così; la mia figliuola è contenta. Dunque... - Ci pensi lei, ci pensi lei... perché, se no, non mi resta altro che andarmene, proprio! e non vederla più, neanche così da lontano... Lo lascino in pace, per carità!  

A questo punto, tra la ressa si farà un movimento; tutti faranno cenni; alcuni guarderanno verso l'uscio; qualche voce repressa si farà sentire. 

VOCI Oh Dio... Eccola, eccola!  

SIGNORA FROLA (notando lo sgomento, lo scompiglio, gemerà perplessa, tremante) Che cos'è? Che cos'è?   "

"Estamos felizes em viver assim; minha filha está feliz. Então ... - Pense nela, pense nela ... por que, se não, eu tenho que sair, certo! e para não vê-la mais, nem mesmo tão longe ... Deixe-o em paz, por caridade!"

Neste ponto, haverá um movimento entre a multidão; todos farão anotações; alguns olharão para a porta; alguma voz reprimida será ouvida.

VOZ Oh Deus ... Aqui, aqui está!

SENHORA FROLA (percebendo consternação, confusão, perplexidade, tremor) O que é isso? O que é isso?"



"E si precipiterà e s'avvinghierà alla donna velata, con l'arsura d'una madre che da anni e anni non abbraccia più la sua figliuola. Ma contemporaneamente, dall'interno, si udranno le grida del signor Ponza che subito dopo si precipiterà sulla scena."


E vai se precipitar e enrugar-se sobre a mulher velada, com a loucura de uma mãe que por anos e anos já não abraça sua filha. Mas, ao mesmo tempo, por dentro, você ouvirá os gritos do Sr. Ponza que se precipitarão imediatamente à cena."

A discussão dos moradores locais para saber onde reside a verdade, bisbilhotando a vida alheia, se assemelha muito aos dias de hoje, onde as pessoas se ocupam das redes sociais para falar uma das outras e procurar segredos escondidos, ou mesmo de programas televisivos onde personagens são vigiados 24 horas por dia, e as pessoas assistem a tudo dando suas opiniões sobre as virtudes e os defeitos de cada participante.

A peça foi representada diversas vezes no Brasil, numa delas no TBC com Cleydes Yacones e Paulo Autran.


Resultado de imagem para assim e se lhe parece cleydes yacones



Fontes:
favodomellone.com.br
assim-e-se-lhe-parece-classico-de-pirandello-questiona-a-verdade
cultura.estadao.com.br
livrosconservadores.com.br
dobrasvisuais.com.br
softwareparadiso.it/studio/letteratura
google.com.br
wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...