domingo, 27 de agosto de 2017

Olá, pessoal !


Quem assistiu o filme "O expresso da meia-noite" (Midnight express) de Alan Parker, que foi baseado no livro homônimo do americano Billy Hayes, que foi preso no aeroporto de Istambul na Turquia, quando tentava embarcar para os EUA com 2 kg de haxixe preso em seu corpo.




Resultado de imagem para livro de billy hayes

Billy Hayes nos EUA depois de ter escapado.


O filme de 1978, conta a prisão e o sofrimento em prisões da Turquia.


          
O tema do filme, de Giorgio Moroder venceu como melhor canção o Oscar daquele ano.


Billy Hayes (Brad Davis), um estudante americano, ao visitar a Turquia decide traficar alguns pacotes de haxixe, prendendo-os debaixo de suas roupas. Seu plano acaba não dando certo e ele é preso, com sua vida se transformando em um pesadelo a partir de então; pois é brutalmente espancado e jogado em uma imunda prisão. Quando espera ser libertado é levado a um novo julgamento com efeito retroativo, que o condena a uma longa pena.

As semelhanças do livro com o filme param por ai!
O governo da Turquia protestou na época dizendo que a imagem do país foi distorcida no filme.
Por conta disso o governo turco proibiu que o filme fosse gravado no país, sendo gravado em Malta.





Muitos acharam os exageros do filme com cenas que absolutamente não faziam parte do livro, como a cena em que Billy arranca a língua de um outro preso que era aliado dos guardas da prisão.

O próprio Hayes pediu desculpas ao governo turco, pelo filme fazer parecer que eles eram uns verdadeiros monstros, e afirmando que achou pessoas bondosas, até mesmo dentro da prisão, e que as cenas de violência, as torturas e a violação do cárcere foram um tanto exageradas.

Até a cena final foi totalmente diferente da história real contada no livro.

No filme, Hayes mata acidentalmente um policial que queria abusar sexualmente dele, e foge com as roupas desse policial.


Resultado de imagem para livro de billy hayes


Na história real, Hayes foi transferido para uma ilha prisão, onde o mar fazia uma barreira intransponível para liberdade.

No entanto, usando muita ousadia e perseverança, ele consegue escapar num barco que trazia mantimentos para a prisão, chegando até à Grécia, onde foi extraditado para os EUA.

Hayes afirma que escreveu o livro para alertar os mais jovens que não cometam o mesmo erro dele, traficando drogas e sendo usuário das mesmas.

Resultado de imagem para a verdadeira história de billy hayes


Fontes:
noticiasdaturquia.blogspot.com.br
wikipedia.org
youtube.com
adorocinema.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...