Olá, pessoal !
Hoje vamos falar de outro ritmo musical bastante popular, o tango.
Sua origem encontra-se na área de Rio da Prata, na América do Sul, nas cidades de Buenos Aires e Montevidéu.
A música do tango não tem uma origem muito clara. De acordo com estudos que não dispõem de numerosa documentação, o tango descenderia da habanera e se interpretava nos prostíbulos de Buenos Aires e Montevidéu, nas duas últimas décadas do século XIX, com violino, flauta e guitarra (violão). Outra versão dá sua origem como africana, trazida pelos escravos que chegavam ao Rio da Prata em busca de liberdade Nessa época inicial era dançado por dois homens, daí o fato dos rosto virados, sem se fitar. Depois, já nos anos 1910, como o sucesso em Paris foi aceito pela aristocracia platina.
O que não se pode negar é que o grande divulgador do Tango na Argentina, como o mundo inteiro foi Carlos Gardel.
A origem de seu nascimento também gera bastante controvérsias. O mais aceito é que ele nasceu em Toulouse na França em 11 de dezembro de 1890, com o nome de Charles Romuald Gardés, outros dizem ele ter nascido em Tacuarembó interior do Uruguai. Ele dizia que tinha nascido em Buenos Aires aos dois anos e meio de idade.
De qualquer forma não podemos dissociar o tango de Carlos Gardel, que junto com o inseparável companheiro Alfredo Le Pera, nascido no bairro do Bixiga em São Paulo, filho de imigrantes italianos, criaram um número enorme de belos tangos.
Alfredo Le Pera Carlos Gardel
Ambos morreram em Medelin na Colômbia num desastre aéreo em 24 de junho de 1935.
Por una cabeza
Mi Buenos Aires querido
Caminito
Adios Muchachos
Madreselva (Francisco Canaro e Luís César Amadori)
O Tango mescla o drama, a paixão, a sexualidade, a agressividade, é sempre e totalmente triste. Como dança é "duro", masculino, sem meneios femininos, a mulher é sempre submissa. O ritmo é sincopado, tem um compasso binário. A síncope é de uma nota tocada no tempo fraco que se prolonga até um tempo forte, o que movimenta a música e desloca acentuação do ritmo.
O tango argentino , ou rio-platense , começou a ultrapassar fronteiras já no início do século XX , quando marinheiros franceses levaram ao seu país natal o tango do uruguaio Enrique Saborido La morocha,isso por volta de 1907 ; Aliás Paris se apaixonou pelo tango , uma dança exótica e sensual para os parisienses, que levou muitos artistas argentinos e uruguaios viajassem e até se radicassem na capital francesa. Os pesquisadores do gênero identificam duas fases de ouro do tango,a primeira nos anos 20 , quando várias figuras do ambiente artístico de Buenos Aires e Montevidéu , inclusive muitos literatos como José Gonzalez Castillo e Fernán Silva Valdez canalizassem seus esforços no fomento da música popular rio-platense,e em especial do tango . Nos anos 20 , cantores como Carlos Gardel,Ignacio Corsini e Agustín Magaldi, e cantoras como Rosita Quiroga e Azucena Maizani , venderam muitos discos na florescente indústria discográfica argentina e difundiram o tango para fora da Argentina. Os anos 40 marcam a segunda época de ouro do tango , quando novos valores do tango como Aníbal Troilo , Astor Piazzolla , Armando Pontier se juntam a nomes consagrados como Francisco Canaro e Carlos di Sarli , isso sem contar o fenômeno de popularidade que foi a típica de Juan DArienzo.
O Tango foi considerado um Patrimonio Cultural da Humanidade da Unesco[1] em 30 de setembro de 2009, em Dubai.
Outros cantores como Agostin Lara, Liberdad Lamarque, Roberto Goyeneche, Azucena Maizani, Pedro Infante, também são grandes interpretes do ritmo.
Solamente una vez - Agustin lara
Libertad Lamarque
Em Buenos Aires existem várias casas de tango, e mesmo em regiões como o bairro do Boca, na Caminito o tango é tocado e grupos dançam nas ruas.
Em Puerto Madero, famosa área de restaurantes e bares às margens do Prata, quase todos os restaurantes tem um show de tango.
Uma das casas mais famosas é a Señor Tango, em Buenos Aires.
Uno - Roberto Goyeneche
Astor Piazzola, foi um grande interprete moderno de tango, com o seu famoso bandonéon.
El dia em que me quieras
Fontes:
wikipedia.org
williansesirley.com
youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário