Olá, pessoal !
Bom domingo a todos!
Hoje vamos falar do romance da escritora Clarice Lispector "A hora da estrela".
“Pensar é um ato. Sentir é um fato” Assim o narrador fictício Rodrigo S.M. apresenta a obra, que narra a trajetória da jovem nordestina Macabéa de 19 anos, alagoana que vive no Rio de Janeiro.
Ela pouco se lembra dos pais que morreram quando ainda ela era criança; foi criada por uma tia, muito religiosa, e com fortes preceitos morais, cheia de tabus que castiga a moça dando-lhe pancadas na cabeça com o nó dos dedos, alpem de privá-la de uma paixão; comer goiabada com queijo.
Macabéa só estuda até o terceiro do curso primário, mal sabe ler direito, mas consegue fazer um curso de datilografia, o que a ajuda a arranjar um emprego no Rio.
Com a morte da tia, ela passa a morar num quarto de pensão com quatro garotas que trabalhavam em uma loja como balconistas.
A fome era grande, e as acomodações sofríveis.
Macabéa, cheirava mal, por quase não tomar banho, e disfarçava a fome comendo pedacinhos de papel.
Certo dia ela resolve faltar ao trabalho e sair para um passeio pela cidade maravilhosa. Nesse passeio encontra Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino.
Logo passam a se ver com frequência. Mas a ingenuidade e baixa cultura da moça o irritam com as perguntas e os cometários sem sentido feitos por ela.
Por se alimentar tão mal, geralmente fazendo uma única refeição diária, ela descobre que está com tuberculose; mas por não saber muito bem do que se trata a doença, decide ignorá-la.
Numa visita ao trabalho de Macabéa, o jovem conhece a amiga dela, Glória, se interessa por ela e deixa Macabéa, sem perceber o quanto isso a faz sofrer.
Ela corre ao banheiro do escritório onde trabalha e pinta os lábios com um batom vermelho, e se acha uma estrela.
Glória sente remorso de ter tirado o namorado de Macabéa, e dá dinheiro à ela, e a aconselha a procurar uma cartomante.
A cartomante prevê um futuro brilhante para Macabéa, dizendo que ela vai se casar com um homem estrangeiro muito rico e vai ficar muito famosa.
Macabéa, fica encantada e sonhando com os dias de opulência e sucesso que virão no futuro. Saí da cartomante e atravessa a rua sem prestar a atenção e é atropelada por um carro.
Morre cercada por muito transeuntes e curiosos, virando o centro das atenções pela primeira vez na vida.
Essa é a sua hora da estrela.
Esse foi o último livro lançado pela escritora Haia Pinkhasovna Lispector, ucraniana de nascimento que veio com os pais para o Brasil e adotou o nome de Clarice Lispector.
Clarice sempre foi apaixonada por literatura, começou a fazer o curso de direito no Rio de Janeiro, mas não concluiu.
Seu primeiro conto foi "Triunfo", publicado na revista Pan em 1940.
Após a morte dos pais casa-se com Maury Gurgel Valente, um diplomata, o que a faz viajar por muitos países no mundo.
Teve dois filhos, Pedro e Paulo, nascidos em 1948 na Suiça e 1953 nos Estados Unidos.
Separou-se do marido em 1959, e voltou a viver no Rio de Janeiro.
Sua vida foi marcada por tragédias. Em 1966 dormiu com um cigarro acesso e o quarto onde dormia pegou fogo, ficou meses internada devido as queimaduras e quase perdeu a mão direita. Em 1974 foi mordida no rosto por um cachorro e foi operada pelo cirurgião plástico Ivo Pintaguy.
Ganhou o prêmio Jabuty por "Laços de família" uma de suas principais obras.
Morreu em 09 de dezembro de 1977 aos 56 anos, de câncer no ovário, já em estado avançado.
Estátua de Clarice no Leme RJ
O livro "A hora da estrela" virou filme em 1985. Com Marcela Cartaxo (Macabéa), José Dumont (Olímpico de Jesus), Tamara Taxman (Glória) e Fernanda Montenegro (Madame Carlota, a cartomante).
Fontes:
wikipedia.org
youtube.com
educacao.globo.com
guiadoestudante.abril.com.br
A obra " a hora da estrela" mostra a vida de um nordestino num grande centro do sudeste, com todos os seus sonhos de conquistas, espaço e sucesso. Muitas vezes fugindo de uma vida miserável, e querendo ser mais que um "baiano" ou "paraíba" como são tratados em São Paulo e Rio de Janeiro.
ResponderExcluirEsse livro já foi pedido algumas vezes na Fuvest e no Enem.