Olá, pessoal !
Hoje iremos falar sobre um dos maores crimes de guerra de todos os tempos.
Há exatos 72 anos as cidades portuárias de Hiroshima e Nagasaki no Japão foram atingidas por bombas atômicas que dizimaram a suas populações.
Em 13 de agosto de 1942, os EUA iniciaram o projeto "Mahanttan", que tinha como objetivo a fabricação da bomba atômica.
Alertado pelos físicos Albert Einstein e Leo Szilard, de que a Alemanha nazista poderia criar uma arma atômica, o presidente Roosevelt dos EUA, resolveu criar uma bomba também.
O primeiro teste nuclear se deu no deserto de Los Alamos.
A guerra no Pacífico continuava, mesmo depois da derrota da Alemanha e Itália, o Japão continuava resistindo.
Os EUA pediram então a ajuda da União Soviética para ajudar nos esforços de guerra contra o Japão.
Os EUA queriam pura e simplesmente testar uma nova arma e demonstrar poder – também diante dos japoneses, mas acima de tudo diante de Moscou. Foi a primeira vez que a superpotência americana flexionou seus músculos nucleares, desencadeando, assim, a espiral armamentista, cujos efeitos sentimos até hoje.
Em 06 de agosto de 1945, um avião B-29 chamado de Enola Gay, nome da mãe do piloto Paul Tibbetts.
Outras cidades seriam alvo naquele fatídico 05 de Agosto, mas devido ao clima encoberto com muitas nuvens, cidades como: Kokura, Yokohama, e a própria Nagasaki escaparam co ataque naquele dia.
A explosão ocorreu a 500 metro do solo e o calor chegou a 5.000º C. Morreram de imediato 70.000, outras morreriam depois.
No total os números oficiais reportam a morte de 140.000 pessoas.
Em 1954, o poeta Vinicíus de Moraes compôs o poema "A rosa de Hiroshima" transformada em música mais tarde, interpretada por Ney Matogrosso.
Três dias depois de Hiroshima, Nagasaki foi atingida, por uma bomba mais potente chamada de "Fat Man", devido a sua situação geográfica (muitas montanhas) o efeito foi menor, mesmo assim 40.000 pessoas foram mortas.
O número oficial de mortos em ambas as cidades foi de 221.893 mortos, até hoje o maior número de mortos num único ataque.
Mais uma vez autoridades americanas de reportaram ao "mau maior" que seria o prosseguimento da guerra, onde poderiam ter morrido muito mais pessoas.
Mera retórica, pois na época dos ataques a rendição do Japão era iminente, com a entrada da União Soviética na guerra do Pacífico.
Esse crime de guerra não foi punido até hoje!
Fontes:
historiaedomundo.uol.com.br
coladaweb.com
terra.com.br
youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário