terça-feira, 2 de maio de 2023

Vamos falar do período que na Historia é chamado de Idade Média.



O termo Idade Média, por vezes soa meio pejorativo, por indicar um período que se iniciou com a queda do Império Romano, um período de conquistas territoriais, cultura, artes e descobrimentos, para um período sombrio, onde a Igreja Católica determinava os valores a serem seguidos pela sociedade, calcada na existência de um deus único e relegando a ciência e os avanços obtidos desde a cultura grega ao esquecimento.

Era uma fase dos senhores feudais com seus castelos e seu domínio absoluto.




Por conta desse sentido pejorativo, chamou-se também a Idade Média de “Idade das Trevas”. Além de ser um intervalo, o período medieval era tido como obscuro, tomado pelas crenças ditadas pela Igreja Católica, que desprezava o pensamento racional, e que não teve produções intelectuais de relevo.

No entanto, o termo Idade das Trevas já não é mais utilizado pela historiografia. Reconhece-se hoje a vasta produção cultural da época medieval, a importância da filosofia medieval para o conhecimento humano e a importância dos livros e documentos da Antiguidade Clássica terem sido preservados da destruição ao serem guardados nos mosteiros.

Além disso não podemos esquecer que nessa época viveram e produziram artistas como Bocaccio, Dante Alighiere, Petrarco, Mighelangelo, e outros.

O fim da Idade Média é costumeiramente determinado após a que em da de Constantinopla pelo Império Otamano em 1453.






Fontes:

wikipedia.org
google.com
mundoeducacao.uol.com.br
querobolsa.com.br
culturagenial.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...