quarta-feira, 24 de maio de 2023

 Em 24 de Maio de 1866 deu-se a primeira Batalha do Tuiuti, durante a Guerra do Paraguai.








A Batalha de Tuiuti foi uma das mais importantes e sangrentas da história da Guerra do Paraguai (1864 a 1870). Ocorreu no dia 24 de maio de 1866 em território paraguaio, mais especificamente às margens do lago Tuiuti. Nesta batalha campal, houve o confronto militar entre os combatentes do Paraguai contra os da Tríplice Aliança (Argentina, Brasil e Uruguai).



Após cerca de seis horas de intensos combates, a Tríplice Aliança obteve uma importante vitória no contexto da Guerra do Paraguai. Muitos historiadores afirmam que a vitória deu mais força e confiança aos aliados, enquanto os paraguaios sofreram efeito contrário após a derrota.



Informações sobre a Batalha de Tuiuti



- Cerca de cinquenta e cinco mil homens participaram desta batalha.









- As forças paraguaias foram comandadas pelo general José E. Díaz. Já os combatentes da Tríplice Aliança foram comandados por Manuel Luís Osório (marechal brasileiro), Bartolomé Mitre (militar argentino) e Venâncio Flores (general uruguaio).




Os voluntários da Pátria

Um momento muito marcante para o Exército Brasileiro no conflito foi a criação do programa “Voluntários da Pátria”.

Devido à limitação tanto de estrutura, quanto de efetivo da corporação, o Império brasileiro decidiu convocar civis para lutar junto ao Exército. Muitos escravos fugitivos entraram para o programão em busca de sua carta de alforria. Outros foram substituindo seus “donos”.

Outros foram convidados para uma festança com muita bebida e quando estavam muito embriagados assinavam o termo de voluntários da pátria.



Após alguns meses que contaram com conflitos épicos, com destaque para a Batalha Naval do Riachuelo, o Exército de Solano estava cada vez mais enfraquecido. Aproveitando-se disso, em abril de 1866, as tropas da Tríplice Aliança – formadas predominantemente por brasileiros – avançaram para dentro do território paraguaio rumo à fortaleza de Humaitá.


Forte de Humaitá


No início da jornada, os 35 mil homens instalaram-se em Tuiuti. Devido à desorganização e à falta de higiene dos acampamentos, o início da campanha em território inimigo foi marcado pela intensa contaminação por cólera.

Apesar de as tropas brasileiras estarem em uma posição estratégica que dificultaria qualquer ataque inimigo, Solano ordenou que suas tropas destruíssem o Quartel-General da Tríplice Aliança, valendo-se do efeito surpresa.

No dia 24 de maio de 1866, o Exército paraguaio invadiu o acampamento brasileiro. Chegar de surpresa representou uma grande vantagem no momento inicial do conflito. Contudo, com toda valentia do Exército Brasileiro e contando com brilhante atuação do General Osório e de Emílio Mallet, o Exército Aliado conseguiu reverter o cenário do conflito.


Emílio Malet
Gal. Osório





Com a virada brasileira, o Paraguai perdeu cerca de 13 mil homens, que representavam o melhor de seu efetivo.

A Batalha do Tuiuti foi o maior e o mais destacado conflito da Guerra do Paraguai, tendo em vista sua importância e seu saldo de mortos.

A segunda Batalha do Tuiuti deu-se em 3 de novembro de 1867.

O nome da Rua 24 de Maio em São Paulo é uma homenagem dessa importante batalha na Guerra do Paraguai.



Fontes:

wikipedia.org
google.com
militares.estrategia.com
historiadobrasil.net
dgp.eb.mil.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...