Asa Branca
No dia 3 de março de 1947 foi gravada no estúdio da RCA, no Rio de Janeiro, um dos maiores clássicos da música popular brasileira, a canção "Asa Branca", composta por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga
A letra, que fala do drama da seca no Nordeste do Brasil e também da busca por uma vida melhor longe dali, foi cantada por vários outros artistas como Elis Regina, Tom Zé, Caetano Veloso, Chitãozinho e Xororó, Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, Zé Ramalho e Raul Seixas (em inglês). Ao todo, são mais de 500 interpretações dessa música pelo Brasil e pelo mundo.
Asa Branca
Asa Branca é o nome popular, dado no Nordeste, para a maior espécie de pombos encontrados no Brasil. Foi assim chamada devido a uma faixa branca, na parte superior das asas, que a ave exibe quando em voo. Em outras regiões recebe outros nomes como: Pombão, Pombo ou Pomba do ar, Pomba-trocal, Pomba-trocaz, Pomba -saleira, Pomba-carijó, Pomba-pedrês, Jacaçu. Pomba verdadeira.
É com muita alegria que o nordestino do sertão seco vê a chegada do pássaro, isso indica que a chuva está vindo.
Ela não é uma ave originária do Nordeste brasileiro, mas migra de outros países como Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolivia.
White Wings (Versão Raul Seixas)
Outra versão em inglês com Demis Roussos
White Wings
Fontes:
seuhistory.com
wikipedia.org
google.com
youtube.com
papjerimum.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário