segunda-feira, 30 de março de 2020




A eleição presidencial de 1910 foi, provavelmente, uma das mais injustas e maldosas já registradas na história das eleições no País, envolvendo Rui Barbosa de um lado e o marechal Hermes da Fonseca de outro. O ano de 1910, portanto, marcou a eleição da toga contra a farda.


Hermes, Costa e Silva, Bolsonaro: o anedotário da limitação ...
Hermes da Fonseca

Rui Barbosa | Academia Brasileira de Letras
                                        Rui Barbosa


A população se encarregou de pintar a maldade no pleito, ao qualificar a eleição da inteligência contra a burrice, porque um dos candidatos, Rui Barbosa, era reconhecidamente o mais culto dos brasileiros.

A disputa era entre um homem reconhecidamente culto, um professor, diplomata e um militar cuja capacidade intelectual era bastante discutida.

Rui concorreu à eleição vestindo a auréola conquistada na Holanda, quando participou de uma Conferência de fama internacional e onde foi premiado ao ser conhecido pelo resto da vida como "Águia de Haia".


Ruy Barbosa desafiou elite e fez 1ª campanha eleitoral moderna ...


A participação de Rui Barbosa no encontro da Holanda foi tão brilhante que, além de ser agraciado com o apelido de "Águia de Haia", ainda conquistou a simpatia da imprensa estrangeira, cabendo aos jornalistas ingleses conceder ao brasileiro a chancela de "Dr. Verbosa".

Rui impressionou o mundo intelectual ao discusar no conclave em vários idiomas. Some-se a tudo isso a invejável cultura jurídica que carregou até a morte, ocorrida em 1923.

Do lado oposto estava o adversário marechal Hermes da Fonseca que, quietinho, quietinho, acabou derrotando Rui Barbosa, para exercer um mandato cheio de altos e baixos.

Além da fama que adquiriu de ser um militar de inteligência curta, o marechal Hermes foi considerado o presidente mais sem sorte que o Brasil conheceu, até então. Portanto, na briga farda x toga, venceu a farda.


República Oligárquica - ppt carregar

Ruy tratava de desconstruir a imagem de Hermes. Num dos encontros, chamou-o de bronco:



"— O meu competidor tem sido até agora homem exclusivamente de sua classe, militar dado só e só aos misteres da sua profissão. Ninguém sabia que tivesse ideias políticas. Ou, não as tendo revelado nunca, ninguém podia saber quais fossem."


Na época em que governou -de 1910 a 1914- o jogo do bicho era legalizado no País; mas, um fato inusitado ocorreu: o chefe de polícia do governo do marechal proibiu os jornais de publicarem a sugestão para o apostador jogar no burro.


Entendia o chefe de polícia que a simples menção da palavra "burro" publicada nos jornais poderia ser entendida como uma insinuação de que se estava fazendo uma referência injuriosa ao presidente da República.





Podia-se sugerir, portanto, que se apostasse em qualquer um dos outros 24 espécies de bichos, menos no burro.

Um fato digno de registro ocorreu no governo do marechal Hermes, que serve para atestar que se tratava realmente de um presidente de pouca sorte: o Brasil conseguiu um valioso empréstimo em libras esterlinas em banco da Inglaterra.

O dinheiro, contudo, foi depositado -para render juros- em uma agência de Moscou. Quando os comunistas, porém, tomaram o Poder na Rússia, os bancos privados foram estatizados e os ativos financeiros, inclusive depósitos, foram confiscados.O Brasil perdeu tudo e ainda ficou devendo aos ingleses.

É oportuno atestar que o marechal Hermes da Fonseca foi favorecido na eleição contra Rui Barbosa pela morte do presidente que o antecedeu, o mineiro Afonso Pena, ocorrida em 1909, 1 ano e meio antes de concluir o mandato.

Afonso Pena era o principal suporte da candidatura de Rui. Com sua morte, Rui ficou desamparado na campanha, perdendo, então, a eleição para o marechal. (O restante do mandato de Afonso Pena -17 meses- foi exercido pelo vice Nilo Peçanha).

Rui Barbosa gostava de servir os amigos e socorrer os políticos, principalmente os que se envolviam em conspirações. Foi ele, por exemplo, que impetrou habeas-corpus no STF em favor de um grupo de políticos e figuras de destaques que pediam a renúncia do segundo presidente do Brasil, o marechal Floriano Peixoto, também conhecido por Marechal de Ferro.

Floriano era duro e governou um País -de 1891 a 1894- em estado de sítio. Em resposta à decisão de Rui de impetrar os habeas corpus em favor dos conspiradores, Floriano respondeu com ironia: "eu quero ver quem vai julgar os habeas corpus em favor dos ministros do STF".

Rui foi o primeiro Ministro da Fazenda do Brasil Republicano, servindo ao marechal -presidente Deodoro da Fonseca.

Devido à sua fama, Rui participou ainda de outros ministérios de outros presidentes, mas o seu sonho era ser presidente da República.

Derrotado na eleição contra o marechal Hermes da Fonseca, em 1910, Rui foi candidato pela segunda vez à presidência em 1919, concorrendo com o paraibano Epitácio Pessoa, sendo novamente derrotado.. Esta segunda derrota abalou psicologicamente o grande jurista. Segundo historiadores, Rui caiu em depressão, fato que teria precipitado sua morte.

Depois de morto, o grande Rui recebeu o título-póstumo de Chefe de Estado, em reconhecimento aos serviços prestados à Nação. A mesma honraria, no entanto, ele recusou ainda vivo, não aceitando aquele que seria um prêmio de consolação, que acabou vindo depois de morto.



Fontes:
12.senado.leg.br
dcomercio.com.br
wikipedia.org
google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...